Fechar

COLUNISTAS

Terminal Urbano Said Ferreira

Player

Publicado por Zona Livre, 10:34 - 09 de Maio de 2019

HOMENAGEM AO PREFEITO SAID FERREIRA
O prefeito Ulisses Maia encaminhou mensagem à Câmara Municipal de Maringá com o projeto de lei que vai dar o nome ao novo terminal urbano.
E você sabe como vai se chamar o terminal?
Será uma homenagem a um ex-prefeito. Quer arriscar um palpite?
Vamos lá... O novo terminal vai se chamar Terminal Urbano Intermodal Prefeito Said Felício Ferreira.
Said Ferreira nasceu em 10 de novembro de 1933, em Dois Córregos, São Paulo. Médico, trabalho em Atalaia e depois em Maringá, Candidato a prefeito, em 1982, foi eleito para um mandato de seis anos, de 1983 a 1988. Said foi sucedido pelo mais jovem prefeito na história de Maringá, Ricardo Barros, eleito aos 29 anos para a gestão 1989-1992. Na eleição de 1990, Said foi eleito deputado federal. Exerceu seu mandato em 1991 e 1992.
Na eleição de 1992 Said foi eleito para o seu segundo mandato, de 1993 a 1996.
Quando prefeito investiu em saneamento e habitação, priorizando obras de infraestrutura, tendo construído a nova adutora de água e três estações de tratamento, e pavimentação.


O ex-prefeito construiu cerca de 4 mil casas, finalizou o processo de desfavelamento da cidade iniciado pelo prefeito João Paulino Vieira Filho, instalando diversos centros comunitários, conjuntos de casas populares, entre elas a conclusão do Conjunto Santa Felicidade e a construção do Conjunto Requião.


Said Ferreira ajudou a implantar os cursos de Medicina e Odontologia na Universidade Estadual de Maringá (UEM), ampliou o Hospital Universitário, 15 postos de saúde, e o prédio da Secretaria de Saúde, 20 escolas estaduais e municipais. Criou o Cefet, Urbamar, Bolsa de Cereais e deu início ao Novo Centro, com a construção das galerias pluviais que escoam as águas daquela área para o Parque do Ingá.


O ex-prefeito ainda foi responsável pela duplicação da avenida Colombo, construção do Teatro Calil Haddad, do Aeroporto Regional, da nova Estação Rodoviária, do Parque Alfredo Nyffeler (urbanização do buracão da Morangueira), do Contorno Sul, Ceasa, Penitenciária Estadual, Paço Municipal.
Said Ferreira morreu no dia 4 de julho de 2010, em São Paulo, no Hospital São José da Beneficência, de São Paulo, onde s submeteu a uma cirurgia cardíaca.
Na história de Said Ferreira há um exemplo de persistência e superação. Ele chegou na cidade, vindo de Atalaia, em 1960. Em 1964 foi candidato a vereador, mas não se elegeu. Em 1976 foi candidato a prefeito, ficou em terceiro lugar. Venceu as eleições em 1982, com uma grande votação, e não teve dificuldades para vencer a sua terceira eleição para prefeito, em 1992.
Apesar da sua importância, Said Ferreira ainda não recebeu uma grande homenagem do município, que ele governou por 10 anos, com muitas obras e realizações.


DIRETÓRIO NACIONAL DO MDB NEGA PEDIDO DE DISSOLUÇÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL
Conforme já havíamos comentado, o presidente do diretório municipal do MDB, Umberto Crispim, havia ingressado com um pedido de dissolução do diretório estadual do MDB.
A representação de Umberto Crispim, entretanto, não foi aceita pelo Diretório Nacional. A decisão, baseada em parecer jurídico da assessoria do MDB, foi assinada pelo presidente nacional do partido, Romero Jucá.
Ele escreveu em uma das páginas da decisão: "Por fim, certo é que divergência de opiniões é natural dentro dos partidos políticos, não se constituindo, por si só, como motivo suficiente para ensejar a intervenção em órgão partidário devidamente constituído.
O fato de um outro membro do partido não apoiar um candidato aprovado pelo Partido não pode ensejar a intervenção do Diretório como um todo. Em outras palavras, o Diretório não pode ser punido porque um ou outro membro tenha eventualmente desrespeitado determinada decisão partidária. A responsabilidade, neste caso, deve ser imputada ao filiado e não ao Diretório."
A decisão é finalizada assim: "Posta a questão nestes termos, INDEFIRO o processamento do pedido de intervenção do Diretório Estadual do MDB/PR formulado pelo Diretório Municipal do MDB em Maringá".


SENADOR FLAVIO ARNS EM MARINGÁ
O senador Flávio Arns estará hoje e amanhã em Maringá. Vem para visitas e contatos com lideranças de Maringá e da região.
Ele também fará visitas à Expoingá.
Os filiados e dirigentes da Rede, em Maringá, estão mobilizados para receber e acompanhar o senador nas suas visitas públicas.
O ex-vereador de Maringá, Flavio Vicente, segundo suplente do senador, está na sua equipe e é responsável pela sua articulação política e de trabalho, agendando e acompanhando as atividades em Brasília e no Paraná.


CALAZANS DEIXA O PRB
Ontem, quando lembramos alguns dos nomes de pré-candidatos a prefeito de Maringá, para 2020, citamos que o presidente do PRB, o advogado Rogério Calazans, poderia deixar o partido.
Ontem ele distribuiu à imprensa o seguinte comunicado:
“Escrevo para comunicar que, diante da indefinição da direção estadual do PRB quanto à direção local do partido, eu, assim como o grupo que organizou o partido em Maringá, decidimos, por conta própria, deixar o partido.
Já estamos praticamente definidos com uma nova agremiação política, que será anunciada em breve.
Vamos anunciar também nomes importante no Estado que vão contribuir com a formação de um projeto moderno e viável de futuro para Maringá.”
O PRB, Partido Republicano Brasileiro, também aprovou na sua Executiva nacional a mudança de nome para Republicanos.
Segundo informações que temos, Walter Guerlles deve assumir o comando do Republicanos.


ENCONTRO NACIONAL DA MICRO E PEQUENA EMPRESA, EM CURITIBA
Parte da equipe do ministro da Fazenda, Paulo Guedes, estará em Curitiba nesta quinta e sexta-feira, participando do XVIII Encontro Nacional da Micro e Pequena Empresa (Enampe 2019).
Paulo Guedes criou, no ministério, secretarias e subsecretarias que planejam e vão administrar áreas da economia. Foi dado um grande espaço às micro e pequenas empresas, incluindo os microempreendedores individuais.
Há um entendimento de que este segmento terá papel relevante na inclusão ao trabalho, na produção e nos resultados positivos da economia, sendo base do desenvolvimento econômico e social desejado a partir da liberdade econômica, de reformas no Estado e na criação de oportunidades, inclusive a partir de qualificação e fomento.
Há uma expectativa otimista dos empresários da micro e pequena empresa diante do quadro que começa a se desenhar. A medida provisória da Liberdade Econômica, assinada na semana passada, é considerada um marco fundamental de apoio ao setor.
O Enampe acontecerá amanhã, das 8 às 19 horas, no Lizon Curitiba Hotel. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no endereço: https://jacredenciei.com.br/e/18enampe
O acesso às inscrições também pode ser feito pelo site www.conampe.org.br e pela página no Facebook www.facebook.com/sistemaconampe
O evento é realizado pela Conampe, Fampepar e Sebrae, com apoio e participação do Ministério da Economia, federações do Paraná – Fecomércio, FAEP e FIEP, Fomento Paraná, BRDE, Bradesco, Fempipar, Monampe e Hellograf, de Curitiba.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo