Fechar

COLUNISTAS

Rio Ivaí sem hidrelétricas

Player

Publicado por Zona Livre, 10:00 - 12 de Fevereiro de 2019

Rio Ivaí sem hidrelétricas Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: arquivo/ANPr) O Assunto é Política Rio Ivaí sem hidrelétricas.


PROJETOS DE LEI: BAIXA QUALIDADE


Quem está lendo a coluna, no site da CBN e no Portal GMC On Line (Zona Livre), viu que coloquei informações sobre o número de projetos apresentados pelos novos deputados, em Brasília e em Curitiba. Chama a atenção a baixa qualidade de muitos projetos – alguns até descrevemos.


Na Câmara dos Deputados foram 551 projetos apresentados na primeira semana.


Em Curitiba foram 56 os primeiros projetos apresentados. O primeiro deles é de grande importância e tem qualidade.


UM PROJETO IMPORTANTE


Quero destacar um projeto que considero importante. Foi o primeiro desta legislatura, no Paraná, apresentado pelo deputado estadual Dr. Batista. O projeto 1/2019 propõe a proibição de hidrelétricas no Rio Ivaí. Este projeto deve merecer o apoio de todos os paranaenses que amam a natureza e os rios, de forma muito especial o rio Ivaí. Ele é o maior rio totalmente paranaense, com 685 quilômetros de extensão. A bacia do rio Ivaí tem 36.662 quilômetros.


O Ivaí também é um berçário para muitas espécies, merece e precisa ser preservado.


COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ
A presidência da CCJ da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná foi decidida por consenso. O deputado Nelson Justus (DEM), que foi duas vezes presidente da Assembleia Legislativa e que presidida a CCJ desde 2011, abriu mão da disputa, abrindo caminho para o deputado estadual mais votado na eleição do ano passado, Fernando Francischini. Candidato pelo PSL, recebeu 427.749 votos.


A mais importante das comissões da Assembleia ficou assim constituída:
Presidente: Fernando Francischini (PSL); e vice-presidente: deputado Marcio Pacheco (PDT). Membros titulares: Maria Victória (PP), Delegado Jacovós (PR), Tião Medeiros (PTB), Tadeu Veneri (PT), Homero Marchese (PROS), Nelson Justus (DEM), Evandro Araújo (PSC), Paulo Litro (PSDB), Hussein Bakri (PSD), Tiago Amaral (PSB) e Cristina Silvestri (PPS). Membros suplentes: Luiz Carlos Martins (PP), Alexandre Amaro (PRB), Emerson Bacil (PSL), Luiz Fernando Guerra (PSL), Professor Lemos (PT), Soldado Fruet (PROS), Anibelli Neto (MDB), Mabel Canto (PSC), Dr. Batista (PMN), Soldado Adriano José (PV), Delegado Recalcatti (PSD), Artagão Júnior (PSB) e Douglas Fabrício (PPS).


LÍDERES E VICE-LÍDERES INDICADOS PELOS PARTIDOS E BLOCOS PARTIDÁRIOS


Liderança do Governo. Líder: deputado Hussein Bakri (PSD)


Liderança da Oposição. Líder: deputado Tadeu Veneri (PT). Vice-líder: deputada Luciana Rafagnin (PT).


PSD – 6 deputados. Líder: deputado Mauro Moraes (PSD). Vice-líder: deputado Cobra Repórter (PSD).


PSC – 4 deputados. Líder: deputado Reichembach (PSC). Vice-líder: deputada Cantora Mara Lima (PSC).


PSB – 5 deputados. Líder: deputado Tiago Amaral (PSB). Vice-líder: deputado Artagão Júnior (PSB).


PT – 4 deputados. Líder: deputado Professor Lemos (PT). Vice-líder: deputado Arilson Chiorato (PT).


PPS – 3 deputados. Líder: deputado Douglas Fabrício (PPS). Vice-líder: deputada Cristina Silvestri (PPS).


PROS – 2 deputados. Líder: deputado Soldado Fruet (PROS). Vice-líder: deputado Homero Marchese (PROS).


PP – 3 deputados. Líder: deputada Maria Victória (PP). Vice-líder: deputado Luiz Carlos Martins (PP).


Bloco PSL/PTB – 9 deputados. Líder: deputado Do Carmo (PSL). Vice-líderes: deputados Delegado Fernando (PSL) e Emerson Bacil (PSL).


Bloco PSDB/PV – 5 deputados. Líder: deputado Michele Caputo (PSDB). Vice-líderes: deputados Soldado Adriano José (PV) e Paulo Litro (PSDB).


Bloco MDB/DEM – 4 deputados. Líder: deputado Anibelli Neto (MDB). Vice-líder: deputado Nelson Justus (DEM).


Bloco PR/PRB/PODE – 4 deputados. Líder: deputado Alexandre Amaro (PRB). Vice-líderes: deputados Delegado Jacovós (PR) e Galo (PODE).


Bloco PDT/PMN/PPL – 4 deputados. Líder: deputado Goura (PDT) - Jorge Gomes de Oliveira Brand. Vice-líder: Marcio Pacheco (PPL).


VEREADOR QUER CÓPIA DE PROJETOS DO TERMINAL URBANO


O vereador Sidnei Telles (PSD), fez um requerimento em que solicita que o prefeito envie à Câmara a cópia das alterações dos projetos elétricos e hidráulicos do Terminal Intermodal.


Segundo o vereador, as alterações foram realizadas após a conclusão dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito do terminal, realizada entre 8 de março de 2017 e 6 de julho de 2017.


QUANTO CUSTOU A CASINHA DO PAPAI NOEL?


Um outro requerimento chama a atenção e estava na pauta da sessão desta terça-feira, 12 de fevereiro. O vereador Alex Chaves quer saber quanto custou a casinha do Papai Noel da Maringá Encantada, o evento de Natal de 2018.


PREFEITO EM CURITIBA


O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, está em Curitiba. Ele acompanha a posse do secretário de Infraestrutura e Logística, deputado Sandro Alex, e do diretor geral do DER, coronel João Alfredo Zampieri.


O secretário de Segurança, Coronel Padilha, viajou com o prefeito. Nesta terça-feira, eles estiveram no Depen e no Detran.


Na viagem, também há compromissos na área da Comunicação.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo