Fechar

COLUNISTAS

Novos abrigos

Publicado por Zona Livre, 13:00 - 16 de Agosto de 2019

Bloco de Imagem

Novo modelo de abrigo de ônibus

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) emitiu na última quarta-feira (14) a ordem de serviço dos novos abrigos de pontos de ônibus, em Maringá. São duas empresas vencedoras da licitação, que vão montar os abrigos. Em setembro será iniciada a instalação dos novos abrigos.


Serão 163 unidades colocadas em 80 vias, até o final desse ano. O investimento é de R$ 1,7 milhão. Os abrigos variam em custo conforme material, formato e tamanho. Os abrigos serão instalados tendo como prioridade a demanda. Os abrigos existentes serão reaproveitados.


Dos 163 novos pontos, 37 são do tipo estação coberta para os corredores de ônibus nas avenidas Morangueira, Kakogawa, Brasil, Tiradentes, Tamandaré e rua Joubert de Carvalho. Eles têm um formato diferente e não podem ser destinados para as calçadas onde estão os modelos mais simples. São quatro tipos de abrigos: simples, com fechamento, duplo e estendido. Alguns terão acessórios e outros não. Por exemplo, o bicicletário não estará em todos os abrigos, sendo opção para locais com ciclovias.


Os 126 abrigos do tipo simples irão para 74 ruas nos bairros. Aos poucos todos os pontos de madeira que estão nos bairros serão substituídos.


Mobiidade - Os novos pontos de ônibus fazem parte de um conjunto de melhorias na mobilidade urbana da cidade, para proporcionar mais segurança e conforto para a população. Entre elas o Bus Rapid Transit (BRT, que significa Transporte Rápido por Ônibus), o ônibus elétrico, o novo terminal urbano, além de melhorias no transporte coletivo como wifi, ar condicionado, câmeras de segurança, entre outros.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo