Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Mudança na Tecpar


Por Zona Livre Publicado 12/07/2019 às 15h00 Atualizado 23/02/2023 às 11h50
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Mudança no Tecpar
12 de julho, sexta-feira.
Dia do Engenheiro Florestal.
Esta semana aconteceram fenômenos climáticos extremos na Europa e em outras áreas do planeta, resultado das mudanças climáticas.
As florestas absorvem cerca de 2 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Mas quando são desmatadas, as coberturas vegetais do planeta se transformam em motores do aquecimento global. Aproximadamente 20% das emissões de gases do efeito estufa são causadas pelo desmatamento. Em relatório divulgado em julho de 2018, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) identifica um aumento na destruição das superfícies verdes do planeta.
De 1990 e 2015, a área da Terra coberta por florestas caiu de 31,6% para 30,6%. A agência da ONU aponta que o desmatamento é a segunda maior causa das mudanças climáticas, ficando atrás apenas da queima de combustíveis fósseis. As emissões geradas pela destruição da cobertura vegetal são maiores que as de todo o setor de transporte.
Os continentes africano e sul-americano também estão na contramão do uso sustentável das superfícies verdes. Nos últimos 25 anos, cresceram no mundo as florestas manejadas para a conservação dos solos e das águas, mas essa expansão não foi verificada na África nem na América do Sul. Os territórios utilizados de maneira responsável representam hoje 25% de toda a cobertura vegetal do planeta. Nos países sul-americanos, o índice cai para apenas 9%.

MUDANÇA NO TECPAR
Deve haver mudança na presidência da Tecpar, o Instituto de Tecnologia do Paraná. Sai Fabio Cammarota, ligado à Fundação Dom Cabral. Em seu lugar deve assumir o biólogo Jorge Augusto Callado, ex-secretário do Meio Ambiente do Paraná. Ele também foi assessor técnico da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu e diretor superintendente da Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

CIDADE INDUSTRIAL DE MARINGÁ – PARQUE TECNOLÓGICO
Por falar em Tecpar, o Instituto é uma das âncoras para a Cidade Industrial de Maringá, idealizado para ser um dos mais importantes parques tecnológicos do país.
A unidade do Tecpar terá à sua volta muitas empresas de apoio ou voltadas para atividades nas áreas de tecnologia e serviços.
A Cidade Industrial de Maringá está localizada em área de 87 alqueires, com mais de 2 milhões de metros quadrados.
Além do Tecpar, o tecnoparque deverá ter, em área de 10 alqueires, cerca de 240 mil metros quadrados, empresas e organizações de base tecnológica, como o Senai, Lactec, PUC, UFPR e Unicesumar.
A demora no início das obras do Tecpar tem sido um fato de atraso na implantação da Cidade Industrial de Maringá. Recentemente, o governador Ratinho Junior garantiu que o Instituto estará presente no tecnoparque.
Sem dúvida esse projeto de importância estratégica fundamental no desenvolvimento de Maringá, nas próximas décadas. Lembrando a informação demos ontem, que nos últimos anos Maringá vem sendo o município que mais cresce, no Paraná.

REFORMA TRIBUTÁRIA
A boa notícia. Com o encaminhamento da votação da reforma da Previdência, começa a ser falar da Reforma Tributária.
Recebi do economista Luiz Carlos Hauly, a pessoa que mais estudou a reforma tributária no Brasil, nos últimos 10 anos, essa informação:
Essa semana, no dia 9 de julho, deu entrada no Senado da República a PEC 110/19 – de autoria do presidente do Senado Davi Alcolumbre com o apoio de 80% dos senadores (65 assinaturas). Essa é PEC 293-A/2004, no seu inteiro teor, relatada pelo então deputado federal Hauly e aprovada por unanimidade na Comissão Especial de Reforma Tributária na Câmara dos Deputados.
Notícia de grande importância para o Brasil.

DO CARMO NA CÂMARA DE MARINGÁ
O deputado estadual Do Carmo esteve ontem na Câmara Municipal de Maringá. Foi convidado a ocupar a mesa diretora e teve espaço para um pronunciamento.
Falou do recesso e da agenda que tem para visitar municípios da sua base, nas duas semanas e meia de recesso.

DIA DO ROCK EM MARINGÁ
No dia 14 de julho, na Praça Renato Celidonio, a partir das 14 horas, estará sendo comemorado o Dia Oficial do Rock em Maringá.
O evento, coordenado por Ronaldo Marques, terá a apresentações de 8 bandas: Donna Black, Incoma, Mal Súbito, Os Primons, Dr. Rock, Motores Ácidos, Revelll, Babilônia 80, Spark Plugs e as participações especiais do guitarrista Pedro Vilk e da cantora convidada de São Paulo, Analiss.


Conheça oportunidades de compra em leilões, em todo o Brasil:
https://www.leiloesjudiciais.com.br/externo/

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Russa é resgatada no Brasil após intervenção do consulado


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…


Uma mulher de nacionalidade russa foi resgatada pela Polícia Civil de Minas Gerais após informações encaminhadas pelo consulado diante de…

Geral

Redes estaduais de ensino já têm mais professores temporários do que concursados


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…


O número de professores concursados nas redes estaduais de ensino do Brasil é o menor em dez anos, o que…

Geral

Justiça libera concessão do trem Intercidades entre SP e Campinas


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…


O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) aceitou nesta quinta-feira, 25, recurso do governo de São Paulo e derrubou…