Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

MDB mobilizado para encontro regional


Por Zona Livre Publicado 01/08/2019 às 14h00 Atualizado 23/02/2023 às 17h34
 Tempo de leitura estimado: 00:00

1º de agosto, quinta-feira.

Dia do Poeta de Literatura de Cordel.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reconheceu, em 19 de setembro de 2018, a literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
“Lampião foi no inferno e depois no céu chegou. São Pedro estava na porta e Lampião então falou: – Meu velho não tenha medo, me diga quem é São Pedro. E logo o rifle puxou!”
Esta é, provavelmente, a narrativa de cordel mais popular. “Em A chegada de Lampião no céu”, o autor Rodolfo Coelho Cavalcante ilustra o imaginário social sobre como teria sido a redenção da alma de Lampião, primeiro no inferno e depois no paraíso.

Dia Nacional do Selo.
O Dia Nacional do Selo é comemorado anualmente em 1º de agosto, no Brasil. A data é uma homenagem à emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843.
O Dia do Selo é celebrado principalmente entre os funcionários dos Correios e os filatelistas – pessoas que colecionam selos – que, normalmente, promovem exposições ou produzem selos especiais comemorativos.
Porque surgiu o selo, Gilson? Era pago pelo destinatário. Mas quando não era encontrado havia a devolução e muitos custos. Então foi criado o selo, quando remetente passou a pagar antecipadamente pelo envio da correspondência.

Dia do Cerealista.
Essa data comemorativa tem objetivo marcar a data da fundação do Centro do Comércio de São Paulo, atual Bolsa de Cereais de São Paulo. O Centro foi criado em São Paulo no dia 1º de agosto de 1923.

Assuntos na coluna de hoje:
– MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
– PDT TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM PAIÇANDU
– CÂMARA MUNICIPAL RETOMA SESSÕES HOJE
– AGENDA DA GREVE NA UEM
– GREVE ACABA EM LONDRINA
– DIREITO À HABITAÇÃO EM DEBATE NA CÂMARA

MDB MOBILIZADO REALIZA REUNIÃO EM MARINGÁ
O MDB de Maringá está mobilizado para um grande encontro regional que realizará nesta sexta-feira, 2 de agosto. Estará presente o presidente estadual do partido, João Arruda, que está empenhado na missão de reestruturação do MDB em todo o Paraná.

João Arruda chegará a Maringá no início da tarde de amanhã e será recebido pela executiva do MDB em Maringá, liderada pelo vice-prefeito Edson Scabora, e lideranças regionais, como o vice-prefeito de Mandaguari, Ari Stroher, coordenador regional.
O presidente cumprirá agenda na cidade, até às 19 horas, quando começa o encontro na Câmara Municipal.

O vice-presidente, deputado estadual Anibelli Neto, que tem muitos amigos e aliados na região, também confirmou presença.

PDT TERÁ CANDIDATO A PREFEITO EM PAIÇANDU
Ontem falamos sobre os pré-candidatos a prefeito de Paiçandu. Agradecemos as mensagens que recebemos de ouvintes que acompanharam ‘O Assunto é Política’.

A coordenação regional do PDT, que está realizando um trabalho de organização do partido na região fez contato, comunicando que a sigla tem um pré-candidato: o contador e professor universitário Valdecir Magalhães.

O trabalho na região está sendo realizado por Luis Arraes, membro da Executiva Estadual. Ele tem contado com o apoio de Lourdes do Carmo Oliveira, vice-presidente do partido, em Maringá.

Assim, lista de pré-candidatos em Paiçandu ganha mais um nome: vereador Wesley Rodrigo Rossi (PT), Ismael Batista (PMN), vereador Carlos Fenille (Progressistas) – o Carlos da Band, Eduardo Aladim, Santo Gardinal (PSD), Laurindo Palma (Podemos) e Valdecir Magalhães (PDT).

CÂMARA MUNICIPAL RETOMA SESSÕES HOJE
Os vereadores retornam às sessões depois de um recesso iniciado em 12 de julho.

A pauta tem sete projetos de lei e 21 requerimentos de informação. A assessoria de Comunicação da Câmara informa que o projeto de lei 15.278/2019, do vereador Flávio Mantovani, entrará em regime de urgência. O projeto institui o Cartão de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPD), em Maringá.

Na tribuna livre, o jornalista e escritor Joel Cardoso falará sobre a importância do livro, do escritor e da literatura brasileira, a propósito de 25 de julho, Dia do Escritor.

AGENDA DA GREVE NA UEM
No site do Sinteemar, a agenda da greve para esse dia 1º de agosto é a seguinte:
7h30, reunião geral da greve, na Praça Raposo Tavares, com panfletagem.
Às 9 horas aconteceu uma caminhada até a Câmara Municipal de Maringá, com panfletagem.

Ontem o comando de greve esteve com o reitor da UEM. Eles pediram mais tempo e fizeram sugestões ao reitor.

A renovação dos contratos com professores temporários foi autorizada pelo governo, para instituições que estejam cumprindo o calendário acadêmico, ou seja, em atividade normal.

O assunto estará na pauta Reunião do Conselho de Ensino, Extensão e Pesquisa, que acontecerá hoje, 1º de agosto, no auditório do Bloco C-34.

GREVE ACABA EM LONDRINA
Os professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) aprovaram a suspensão da greve iniciada há mais de 30 dias. Eles aprovaram um calendário de mobilização e a proposta de suspensão da greve. Tudo indica que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) determine a retomada do calendário, suspenso no início de julho, para a próxima segunda-feira, dia 5.

DIREITO À HABITAÇÃO EM DEBATE NA CÂMARA
Conflitos fundiários e o acesso à moradia nas cidades foram os temas centrais da palestra que o Laboratório de Pesquisa em Habitação e Assentamentos Humanos (LAPHA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realizou no Plenarinho da Câmara Municipal de Maringá.

Beatriz Fleury e Silva, coordenadora do laboratório e professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM, explicou que o evento marca a criação do núcleo maringaense do BR Cidades, um grupo nacional de mobilização social em prol dos direitos da sociedade como saúde, educação e moradia.

No Paraná, existem apenas outros dois núcleos: Curitiba e Londrina.
No evento foram apresentadas experiências no trabalho de subsidiar a população nestas causas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…