Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

17 de abril de 2024

MDB: decisão só no fim de maio


Por Zona Livre Publicado 03/05/2019 às 19h00 Atualizado 21/02/2023 às 10h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00
https://www.facebook.com/radiocbnmaringa/videos/652864635173607/

3 de maio, sexta-feira. Hoje é o Dia Internacional da Liberdade de imprensa.
Hoje, sexta-feira e sábado haverá atendimento avançado do Procon na praça Napoleão Moreira da Silva, dentro do projeto “Procon nos Bairros”. Esta etapa é motivada pelo aniversário de Maringá e o Dia das Mães.
Outra ação neste posto do Procon, no centro, é a coleta de assinaturas apoiando um manifesto popular contra o aumento da tarifa de água pela Sanepar.

JUIZ INTIMA DIRETÓRIO ESTADUAL DO MDB
O presidente do diretório municipal do MDB em Maringá, Umberto Crispim, apresentou um pedido liminar à Justiça para sustar os efeitos da dissolução e manter o mandato que vai até outubro deste ano.
O juiz Mario Seto Takeguma, registra na sua manifestação que no momento não há segurança jurídica para a manutenção da atual Diretoria, devendo o pedido ser apreciado após concessão de prazo para que o Diretório Estadual apresente suas razões e documentos.
O juiz relata a cronologia do processo de dissolução e registra que não há cópia da ata da audiência e nem da decisão dissolutória, mas já houve nomeação de Diretório Provisório, em vigência de 17 de abril a 17 de julho de 2019, inclusive com registro na Justiça Eleitoral.
Logo, não se trata de manutenção do Diretório atual, pois já houve dissolução e nomeação de comissão provisória, mas sim, caso seja considerado nulo o processo de dissolução, a recondução do diretório dissolvido ao cargo.
Para é preciso que o Diretório Estadual se manifeste, inclusive apresentando cópia integral do procedimento e as atas respectivas, para verificar se a dissolução foi realizada sem vícios e se observou o Estatuto do partido.
O prazo concedido pelo juiz é de 15 dias úteis, com manifestação posterior em cinco dias úteis.

REUNIÃO DO PATRIOTA
O pré-candidato a prefeito pelo partido Patriota, o advogado Eliseu Alves Fortes, está realizando reuniões regulares, todos os sábados pela manhã.
Neste sábado, dia 4 de maio, Eliseu volta a comandar uma reunião, no Jardim Alvorada.

DESTINO DO PSD
O PSD, partido do governador Ratinho Junior, deverá ser comandado em breve pelo prefeito de Maringá, Ulisses Maia. Esta decisão já estaria tomada e em breve deverá ser anunciada, com a respectiva filiação e nomeação de nova Executiva.
O PSD é o partido deputado federal Gilson Fahur, o Sargento Fahur, deputado federal mais votado do Paraná em 2019. O líder do partido, Edmar Arruda, então deputado federal, recebeu Fahur como um aliado importante para a campanha, tendo em vista o projeto maior que era a eleição de Carlos Massa Ratinho Junior governador.

SECRETÁRIO EM MARINGÁ
Hoje o Codem receberá o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder. O objetivo é pensar e debater o futuro da educação em Maringá.
Além do CODEM e das suas Câmaras Técnicas, deverão estar na reunião, que é realizada na ACIM, o prefeito e equipe da Educação de Maringá, Núcleo Regional de Educação de Maringá e UEM.
O Codem fará uma apresentação ao Secretário, com o tema “Maringá e os desafios da Educação”, com entrega oficial das demandas da área para Maringá.

REFERÊNCIA NO PARANÁ
A mobilização do Codem, presidido por José Roberto Mattos, que resultou na série de visitas de secretários de Estado a Maringá, tem sido elogiada no estado.
Os secretários vêm a Maringá e participam de um debate com lideranças setoriais, recebendo informações, dados e demandas para o município, dentro do planejamento que as entidades organizadas têm para os próximos anos.
Maringá é um dos poucos municípios do Brasil, se não o único, que vem realizando um processo de planejamento. A etapa atual tem o objetivo de pensar e unir forças para a Maringá de 2047, ano do centenário da cidade.

EMENDA CAUSA POLÊMICA
Uma emenda ao Estatuto do Servidor, a lei 1812/2019, aprovada ontem, está causando muita polêmica. Para alguns, a mudança no texto acaba com a obrigatoriedade do reajuste anual de salários dos servidores pelo menos no equivalente à inflação.
Um texto circulou ontem, na internet, fazendo um alerta sobre isto. A Prefeitura e o líder do governo, Alex Chaves, tem outra interpretação.
O que acaba é com a vinculação ao INPC. Abre a possibilidade de luta, por parte dos servidores, para buscar o reajuste por outro índice. No caso, o INPC para o último reajuste era de 4%, mas o IGPM era de cerca de 7%.
Vou continuar estudando esta questão para apresentar aqui para os ouvintes, em especial os servidores. A segunda votação será na sessão da próxima terça-feira.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…