Fechar

COLUNISTAS

Coluna no Jornal do Povo

Publicado por Zona Livre, 15:25 - 11 de Junho de 2019

Bloco de Imagem

DIA DE PORTUGAL
Dia 10 de junho é comemorado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Está é a celebração de 10 de Junho de 1580, data da morte de Luís Vaz de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Anjo Custódio de Portugal. Também se comemora no dia 10 o Dia da Língua Portuguesa, dos cidadão e cidadãs portugueses e das Forças Armadas de Portugal.


CENTRO PORTUGUÊS
Ontem, dia 10 de junho, o Centro Português de Maringá comemorou 55 anos de fundação, no tradicional evento do dia de Portugual.


NOVA DIRETORIA
No domingo foi eleita a nova diretoria do Centro Português. Foi eleito presidente o advogado Edalvo Garcia. Ele foi vereador em Maringá, na 7a legislatura (1977 a 1983).


PODEMOS
Na semana passada o presidente estadual do Podemos, Marcelo Almeida, esteve em Maringá, para uma reunião do partido.


ESTRANHO
Não estiveram presentes filiados tradicionais, inclusive voluntários, nem mesmo Vandré Fernando que fez vários contatos em nome do senador Alvaro Dias e Ricardo Maia, que foi candidato a deputado estadual pela sigla.


REFORMA DA PREVIDÊNCIA
O deputado federal Ricardo Barros (Progressistas) é a favor da reforma da Previdência incluindo os estados e municípios.


CABEÇAS DO CONGRESSO
Ricardo Barros foi o único deputado federal do Progressistas do Paraná incluído no estudo “Os cabeças do Congresso”, elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
De Maringá, o deputado federal Enio Verri (PT), também está entre os deputados mais influentes.
Da região, o deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) foi considerado um dos deputados mais importantes do Congresso Nacional. Rubens preside o Cidadania (ex-PPS) no Paraná.


NO FACEBOOK DO PRESIDENTE
O presidente Jair Bolsonaro publicou na sua página oficial, no Facebook, no domingo, 9 de junho, o seguinte: “Peço que assistam com muita atenção. - Um abraço a todos.”
Abaixo publicou vídeo da RPC sobre Homero Marchese, um servidor concursado do tribunal que não concordou com o fato de que decisões políticas prevalecessem acima dos critérios técnicos exigidos pela lei. Para Homero, “Tribunal de Contas não é balcão de negócios. Chega de indicações políticas”.
Homero comentou na publicação: “Prezado Presidente, Jair Messias Bolsonaro, fico muito honrado pela lembrança dessa história de 2013 que marcou minha vida. Muita coisa aconteceu nestes últimos 6 anos, mas os Tribunais de Contas Brasil afora continuam muito parecidos, inclusive no Paraná. Que tal fazermos da mudança nessa instituição o próximo passo da luta contra a corrupção no país? Vamos mobilizar o Congresso e mudar a Constituição para acabar com as indicações políticas para os TCs. Vale a pena, o resultado será virtuoso para o Brasil. Sucesso na liderança da pátria. #Brasilacimadetudo #Deusacimadetodos”.

Bloco de Imagem

Publicação no perfil oficial do presidente Jair Bolsonaro, com a reportagem da RPC sobre Homero Marchese, um jovem advogado, concursado, de que deixou o Tribunal de Contas do Estado do Paraná por não concordar com imposições e decisões políticas acima dos critérios técnicos e pareceres dos servidores de carreira. Na postagem teve 69 mil “curtir”, 4.800 comentários e 28.000 compartilhamentos.

MDB
Muita gente acredita que sentença sobre a dissolução ou manutenção do Diretório Municipal do MDB pode sair essa semana.


PDT
Também há uma movimentação do interventor estadual do PDT, ligado diretamente ao diretório nacional, em relação ao partido em Maringá. Poderão surgir novidades no PDT de Maringá e região, nos próximos dias.


SECRETÁRIO DE LICENÇA
O secretário de Gestão de Maringá, Cesar Augusto Arnoni, inicia hoje uma licença de 15 dias para tratamento de saúde.
Ele tem sofrido com fortes dores na coluna, uma situação aguda o que levou a solicitar a licença para tratamento.


#FrackingNão
Na sessão plenária de ontem, na Assembleia, o projeto de lei 65/2019, que proíbe o método do “fracking” no Paraná, voltou à pauta para a 2ª votação. O projeto, de autoria do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), foi aprovado por unanimidade, em 1º turno, na quarta-feira passada.


LICITAÇÃO DE PUBLICIDADES
Na licitação para publicidade da Prefeitura, o julgamento da habilitação já foi concluído. Agora está na fase de recursos. Se não houver recurso, a licitação poderá ser finalizada em duas semanas, ou seja, possivelmente em 21 de junho.


IPTU DE FUNDOS DE VALE
Os proprietários de terrenos e áreas localizadas em fundos de vale têm essas áreas indisponíveis, na prática. Há áreas em que os bloqueios chegam a 100 metros, ocupando tudo abaixo da via paisagística. Mesmo assim, os proprietários têm que pagar IPTU. Uma situação que precisa ser revista.


FRASE
"Não deixe de se perguntar: Quem sou? É daí que nasce o nosso melhor destinho." Gilson Aguiar

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo