Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Coluna no Jornal do Povo


Por Zona Livre Publicado 24/09/2019 às 12h43 Atualizado 24/02/2023 às 08h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

ELEIÇÃO DO SISMMAR
Quatro chapas estão inscritas para a eleição do Sismmar:
Chapa 1 – No Rumo Certo – Presidente: Iraídes Baptistoni; vice: José Carlos Specian.
Chapa 2 – Sindicato é Pra Lutar – Presidente: Priscila Guedes da Luz; vice: Carlos Alberto Máximo.
Chapa 3 – Independência ou Morte – Presidente: Antonio Dias Martins; vice: José Ademir Fraiman.
Chapa 4 – Mudança Já – Presidente: Moisés Rebouças Santos; vice: Cibele Cristina Telles Campos.
A eleição do Sismmar acontecerá, no primeiro turno, dias 7 e 8 de outubro. Caso nenhuma das chapas consiga 50% dos votos mais um, haverá o segundo turno, com disputa entre as duas chapas mais votadas, nos dias 21 e 22 de outubro.

ATO POLÍTICO
A presença do prefeito Ulisses Maia na sessão da Câmara Municipal, na quinta-feira, 19, para entrega de um projeto de lei que propõem a efetivação de 931 servidores celetistas como estatutários, foi um ato político que também manifestou apoio à atual diretoria do Sismmar, com fotos e menções elogiosas.

PERGUNTAS
A proposta de efetivação de celetistas como estatutários tem várias perguntas a serem respondidas.
O assunto tem merecido a atenção de servidores, de contribuintes e entidades organizadas.
Com a palavra os vereadores, que representam seus eleitores e, por extensão, a todos os maringaenses.

PRESTAÇÕES DE CONTAS
Nesta quarta-feira, 25 de setembro, às 14 horas, na Câmara, acontecerá a prestação de contas da Saúde.
Dia 30, segunda-feira, às 16 horas, na Câmara, a equipe da Secretaria de Fazenda faz a prestação de contas do segundo quadrimestre. A audiência é convocada pela Comissão de Finanças e orçamento do Poder Legislativo.

ÁRVORES
21 de setembro foi o Dia da Árvore. A boa notícia: dia 27, sexta-feira, às 13 horas, será realizada audiência pública na Câmara para apresentação e discussão do Plano de Gestão da Arborização Urbana de Maringá. Importante incluir recursos nas leis orçamentárias para 2020.

DEMOCRATAS
José Luiz Bovo cumpriu, na semana passada, uma das metas importantes da sua pré-campanha a prefeito de Maringá. Concluiu a formação da comissão executiva do Democratas.
A comissão foi formada após uma ampla consulta a filiados tradicionais do partido e a setores da comunidade. A executiva terá líderes tradicionais da sigla, na cidade, e representantes de diversas áreas de atividades, incluindo educação, saúde, assistência social, meio ambiente, esportes, advocacia, gestão e atividade econômica.
Nos contatos para a formação do grupo que vai dirigir o partido, em Maringá, Bovo também encaminhou a formação da chapa de candidatos à Câmara Municipal, já contando com uma lista representativa de pré-candidatos e interessados.

 

SEGURANÇA
O deputado estadual Delegado Jacovós foi escolhido para falar representando os deputados no evento do governo que liberou R$ 81 milhões para a Segurança Pública. Serão construídos 4 presídios, criando 3 mil novas vagas, e mais 3 novas Delegacias Cidadãs.

PATRIOTA
O advogado Eliseu Alves Fortes realizou mais um evento no sábado, como tem feito há alguns meses, todas as semanas. Ele também está atuante nas redes sociais.
Eliseu é pré-candidato a prefeito pelo Patriota.

AVANTE
O advogado Rogério Calazans formou uma equipe qualificada e está atuando com intensidades na sua pré-campanha a prefeito.
Ele gravou vários vídeos em que apresenta ideias para uma nova forma de administrar Maringá.

CIDADES INTELIGENTES
A Urban System divulgou o ranking das cidades inteligentes do Brasil. Maringá, que era a 16a melhor, em 2016, caiu para 26a, no ranking 2019. Em 2018 aparecia na 20a posição e havia caído, também, em 2017.
O ranking é elaborado levando em conta 70 indicadores, divididos em 11 áreas temáticas: mobilidade e acessibilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia da informação, saúde, segurança, educação, empreendedorismo, energia, governança e economia.
Parece urgente um estudo das razões dessa queda, ainda mais quando tantos indicadores estão sendo medidos.

SOS RIOS
Na consulta pública sobre as bacias dos rios Pirapó e Paranapanema, realizada na semana passada, no Unicesumar, estudo mostrou que as bacias têm 60 trechos classificados como classe 4, a pior delas.
Os rios recebem esgoto e efluentes sem tratamento.
A menina Giovana de Faria Sales, de oito anos, fez a seguinte pergunta: “Como serão os rios, a fauna e flora que vocês e os governantes vão deixar para nós, em 2030?”
A situação dos nossos rios é de desastre anunciado.

FRASE
“Primeiro eles te ignoram, depois te humilham, depois brigam. Então é possível vencer”. Mahatma Gandhi

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela em 2024


O Estado de São Paulo registrou o primeiro óbito por febre amarela em 2024. A vítima é um homem de…


O Estado de São Paulo registrou o primeiro óbito por febre amarela em 2024. A vítima é um homem de…