Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Coluna no Jornal do Povo


Por Zona Livre Publicado 25/06/2019 às 16h00 Atualizado 23/02/2023 às 03h19
 Tempo de leitura estimado: 00:00

VOTO DISTRITAL MISTO EM 2020?
O Congresso Nacional, com sinal verde do Tribuna Superior Eleitoral (TSE) estuda a implantação do voto distrital misto.

DOIS VOTOS
Se adotado o voto distrital, serão dois votos para vereadores. Um seria direto em um candidato (os mais votados seriam eleitos). O outro voto, correspondente à outra metade do número de vereadores, seria em um candidato em lista apresentada pelos partidos, com a escolha pelo voto proporcional entre os partidos, idêntico ao atual sistema de escolha de representantes para câmaras, assembleias e Câmara dos Deputados.

DEFENSOR
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia (DEM), acha que o voto distrital misto e o melhor para um país continental como o Brasil.

APOSTA
Hamilton Cardoso, diretor de Gabinete do Vice-Prefeito de Maringá, acredita que o voto distrital misto valerá para as eleições municipais de 2020. De fato, ainda dá tempo.

DO TWITTER DE PAULO GUEDES
O ministro da Economia, Paulo Guedes, deixou fixado no seu Twitter oficial: “Abortaram a nova previdência, daqui 5 ou 6 anos tem outra reforma se não reverter essa decisão. Por isso a #PrevidênciaDoGuedes é a solução #euquerocapitalizacao”.

DOIS QUINTOS DO INFERNO
Os impostos, que hoje são majoritariamente usados para custeio da máquina pública, chegam a 40% do PIB. Para se ter uma ideia, a Inconfidência Mineira aconteceu porque os impostos chegaram a 20% das riquezas, o famoso “quinto dos infernos”. Estamos hoje, portanto, nos “dois quintos dos infernos”. Ninguém aguenta mais a carga tributária do Brasil.

SACO SEM FUNDO
O setor público gasta o que arrecada para pagar as suas dívidas e seus juros, as folhas de pagamento dos servidores e as aposentadorias dos servidores. Em última análise, no Brasil houve uma inversão total de valores, é o povo que serve ao estado e não o estado que serve a população.
Como mudar essa situação?

GOVERNO DO PARANÁ NA REGIÃO
O chefe da Casa Civil do governo do Paraná, Guto Silva, cumpriu agenda na região, no feriado de quinta-feira, dia 20.
Quem foi destacado para representar a Casa Civil em Maringá e região é o maringaense Rodrigo Pina. Seu trabalho tem sido elogiado pelos prefeitos e lideranças regionais.

GOVERNO VAI CONCLUIR OBRAS PARADAS
Na sexta-feira, Guto Silva, disse ao jornalista Verdelirio Barbosa e ao colunista, aqui em Maringá, que o governo do Paraná está empenhado em um programa para terminar 40 obras que estão paralisadas, algumas desde a Copa.
Um dos exemplos são as escolas que deram origem à operação Quadro Negro. Elas serão finalizadas até março de 2020.

 

NOVOS NOMES
João Frey escreveu no seu blog, neste domingo, 23 de junho, que está havendo uma mudança nas lideranças do Paraná que se destacam na Câmara dos Deputados e em Brasília. Nomes tradicionais têm perdido espaço.
Neste grupo de novas lideranças estão ao menos cinco novatos, segundo o blogueiro:
Pedro Lupion (DEM), vice-líder do governo e presidente estadual do Democratas. Tem se aproveitado dos cargos de destaque ocupados pelo Democratas para fazer articulação entre o Executivo e o Legislativo.
Paulo Eduardo Martins (PSC) que ganhou destaque ao relatar a medida provisória de combate a fraudes no INSS.
Filipe Barros (PSL), cuja área de atuação mais forte está na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, sendo peça-chave para fazer tramitar projetos de interesse do governo, desponta como um dos principais bolsonaristas no Congresso.
Aline Sleutjes (PSL), que tem conseguido levar ao governo os pleitos de ruralistas do Paraná, como por exemplo a extinção via decreto do Parque Nacional dos Campos Gerais.
Parece que nada será como antes, amanhã.

FRASE
“Temos de nos tornar na mudança que queremos ver.”
Mahatma Gandhi

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

‘Não fazemos convites homossexuais’: empresa recusa encomenda de casal, que aciona polícia


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…


Um casal de homens que está programando a própria festa de casamento tentou contratar uma empresa para fazer convites e…

Geral

Governo federal avalia PEC para ampliar atuação na segurança pública, diz secretário


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…


O secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, disse nesta quarta-feira, 24, que o governo federal prepara uma Proposta de…

Geral

‘Tem professor que fala: ChatGPT, melhora essa aula para mim’, diz secretário de SP


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…


O secretário da Educação de São Paulo, Renato Feder, disse nesta quarta-feira, 24, que o uso do Chat GPT para…