Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Agora vai?


Por Zona Livre Publicado 01/02/2019 às 12h55 Atualizado 19/02/2023 às 20h07
 Tempo de leitura estimado: 00:00

1º DE FEVEREIRO DE 2019

Começa hoje o novo mandato legislativo nas assembleias estaduais e no Congresso Nacional.

Falamos ontem deste hiato que acontece entre a posse dos governadores e do presidente da República e os legisladores. Janeiro fica sendo um mês de espera, de teorias, de disputas internas para as mesas diretoras das assembleias legislativas e das duas casas do Congresso Nacional – a Câmara dos Deputados e o Senado.

No Congresso Nacional a mudança das datas de posses é defendida pela deputada federal Luiza Erundina, do PSOL, há alguns anos. Aos 84 anos e começando o seu sexto mandato, tem a maior idade entre todos os 513 parlamentares que assumem hoje. Ela nasceu em 30 de novembro de 1934 (84 anos), em Uiraúna, Paraíba.

Detalhe: A paranaense Luísa Canziani, filha do deputado Alex Canziani, que foi candidato ao Senado, será a mais jovem entre todos os parlamentares, com 22 anos. Nasceu em Londrina, em 11 de abril de 1996.

Inédito: Esta é a primeira vez que duas mulheres têm a menor e a maior idade entre todos os 513 deputados federais.

Por falar em mulheres deputadas, Maria Victória Borghetti Barros assume hoje o seu segundo mandato, no dia do seu 27º aniversário. Ela nasceu em Maringá, no dia 1º de fevereiro de 1992, filha de Cida Borghetti e do prefeito de Maringá, à época, Ricardo Barros.

Ainda sobre a participação da mulher nestas legislaturas que começam hoje: A Câmara dos Deputados passará a ter 77 deputadas federais. No atual mandato elas são 53. Crescem de 10% para 15% da composição da Câmara.

Pelo Paraná assumem hoje cinco deputadas federais Gleisi Hoffmann (PT), Leandre Dal Ponte (PV), Christiane Yared (PR), Luiza Canziani (PTB) e Aline Sleutjes (PSL). O número sobe de duas para cinco deputadas federais pelo Paraná.

Para a Assembleia Legislativa do Paraná foram eleitas Maria Victória (Progressistas), Cristina Silvestri (PPS), Mabel Canto (PSC) e Luciana Rafagnin (PT). Continuarão sendo 4 deputadas.

MARINGAENSES TOMAM POSSE

Já falamos bastante sobre eles, mas hoje é o dia da posse dos deputados eleitos por Maringá.

Estaduais: Dr. Batista (PMN), Homero Marchese (PROS), Do Carmo (PSL) e Soldado Adriano (PV).

Federais: Sargento Fahur (PSD), Enio Verri (PT), Luiz Nishimori (PR) e Ricardo Barros (PP).

PRESIDENTES DA ASSEMBLEIA, CÂMARA E SENADO

No Paraná, Ademar Traiano (PSDB) deve ser reeleito presidente da Assembleia Legislativa. Ele assume para o seu oitavo mandato consecutivo.

A Assembleia teve uma renovação de 40%, com deputados de 20 partidos políticos: PT, DEM, MDB, PDT, PMN, PODE, PP, PPL, PR, PRB, PROS, PSB, PSC, PSD, PSDB, PSL, PTB e PV.

Na Câmara dos Deputados, que terá uma renovação de 47,3% (a maior, em 20 anos), Rodrigo Maia (DEM) parece imbatível na reeleição para presidir a casa. O maringaense Ricardo Barros (PP) disse que manterá a sua candidatura avulsa a presidente. Até agora são sete candidatos. A eleição deverá acontecer às 18 horas.

30 partidos elegeram deputados federais.

No Senado, que teve 87% de renovação, a maior da história, Renan Calheiros foi confirmado candidato a presidente pelo MDB, com 7 votos contra 5. Como a votação deverá ser secreta, as suas chances de ser reeleito presidente aumentaram bastante. Até agora são oito candidatos. Um deles é o paranaense Alvaro Dias (PODE). A votação deverá acontecer às 8 horas.

21 partidos elegeram senadores.

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA PRIMEIRA SESSÃO DE 2019

Em Maringá, a Câmara Municipal também realizará sessão hoje, às 19h30. Será uma sessão especial para a posse dos suplentes dos vereadores que se elegeram deputados estaduais. Professor Niero (PV) e o médico Dr. Jamal (PR).

Na sessão também serão escolhidos os membros das comissões, para 2019.

COMISSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO

A formação das comissões dos poderes legislativos estaduais e nas duas casas do Congresso Nacional ocorrem por indicação dos partidos. Os partidos indicam de acordo com a sua representatividade, ou seja, conforme o número de parlamentares.

Esta escolha devera acontecer na semana que vem.

Agora vai? Bem, temos que lembrar que o presidente está hospitalizado.

A lista de medidas urgentes só vai aumentando. Há muitas indefinições preocupantes. Uma delas é o que será feito em relação às micro e pequenas empresas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…