Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Somos todos Papua


Por Tiago Valenciano Publicado 10/10/2018 às 18h30 Atualizado 18/02/2023 às 14h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00

“Mesmo com a implantação da cláusula de barreira (ou de exclusão) a partir de 2018 e, crescendo progressivamente até 2030, ainda teremos 21 partidos políticos com direito a fundo partidário, tempo de televisão e afins.”

As eleições do último 07 de outubro refletiram a preocupação existente na ciência política acerca da quantidade de agremiações partidárias representadas na Câmara dos Deputados (CD). Com um sistema partidário comprovadamente multifragmentado, a CD atingiu o recorde de partidos para 2019: 30. Daqueles considerados “efetivos”, isto é, com bancada relativamente presente, o número ainda é alto (16).

Mesmo com a implantação da cláusula de barreira (ou de exclusão) a partir de 2018 e, crescendo progressivamente até 2030, ainda teremos 21 partidos políticos com direito a fundo partidário, tempo de televisão e afins. Estima-se que esta quantia chegue a no máximo 10 daqui quatro eleições.

Esta grande fragmentação nos coloca em uma condição beirando o ridículo: estamos atrás apenas de Papua Nova Guiné, com pouco mais de 6 milhões de habitantes e declarada autônoma da Austrália somente em 1975. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é 0,544, ocupando a posição 153 no ranking mundial. Estes poucos números nos deixa ainda mais preocupados: estamos atrasados demais em relação aos melhores sistemas partidários, quando comparado com os países mais desenvolvidos do mundo.

Em uma lista com mais de 80 partidos políticos com o processo de fundação em andamento, nos resta cobrar para que a classe política realize, a partir de 2019, uma reforma decente no sistema eleitoral e partidário brasileiro, dificultando a criação de agremiações que pouco (ou quase ninguém) representam.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…

Geral

Estudante de medicina fica em estado vegetativo após cirurgia na mandíbula em Minas


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…


Uma estudante de 31 anos permanece em estado vegetativo um ano após ter realizado uma cirurgia ortognática, para reparação de…