Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Lúcido, pero no mucho


Por Elton Tada / Coluna Passeio Publicado 20/05/2019 às 19h20 Atualizado 22/02/2023 às 11h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Uma vez me perdi no sorriso de uma morena dos cabelos cacheados, e mais do que rápido busquei alguma coisa – qualquer coisa – em que pudesse me segurar. Li poemas existencialistas para ver se me entristecia, assisti seriados populares para ver se me distraía, e nada, nothing, niente. Aprendi um monte de coisas importantes naqueles dias em que o coração batia mais forte e o estômago funcionava na marra. Lembrei-me – me lembrei no [in]correto vernáculo – de que não tenho um corpo. Não mesmo. Eu sou um corpo. Um conjunto de encaixes duvidosos, uma caixa acústica surpreendentemente funcional, uma aparência cansada e uma necessária e mistificada consciência.

É maravilhoso se perceber. É intenso. Tão intenso que se esse texto não fosse publicado para um público de idade irrestrita, eu diria alguns palavrões. Não duvide, um palavrão qualquer, uma simples maledicência muitas vezes é mais sincero que um ‘eu te amo’. Mas, sim, nesse caso, perceber-se é apenas maravilhoso. E para evitar qualquer confusão, eu não te amo, de coração. Eu falo é pra ser certo. Se fosse para minhas palavras gerarem confusão eu seria, sei lá… ministro do governo atual.

Uma vez me perdi no sorriso de uma mulher de nome composto e logo em seguida me percebi. Tiro certeiro. Quase, na verdade. Porque se me perdi, não tinha nada que me encontrar. É assim que as pessoas fazem, vão lá e se perdem, se jogam no abismo. Esse abismo, alguns sábios chamam de fé, mas para outros é paixão. E eu não sei ao certo quem está mais certo, porque a arte vem de viver da fé, só não se sabe fé em quê. Fé em um futuro melhor? Fé na lealdade de alguém, na fidelidade, ou a simples e ingênua fé de que essa vida tem algum sentido por conta do amor? Eu, que sou errado por natureza, quero deixar tudo certo e meu olhar para o mundo se contamina com uma perfeita transparência.

Quem mantém os óculos limpos demais perde a chance de ver o mundo a partir de suas próprias sujeiras. Talvez você não saiba, mas as luzes da cidade são muito mais sexy quando se tem astigmatismo. Exatamente por isso as pessoas ficam mais bonitas no inverno. Elas se empacotam. Você vê menos delas, e algumas vezes o ver menos domina toda sua atenção.

Para nós que somos imperfeitos e malditos desde dois dias depois da criação, a lucidez pode ser um engodo sufocante. Cabe-nos a dieta do momento, um gole de loucura em jejum, se possível com água morna. Aquelas pessoas muito certas não hão de me enganar, embriagam-se de fábulas, mitos e álcool, e me chamam de louco porque não tenho intenção de pagar parcelas durante trinta anos para me dizer dono de um apartamento.

Nesse momento, não espero ser dono de nada nem de ninguém. Não espero estar sempre certo. Não espero ter mais razão do que você. Espero terminar logo esse texto, deixar minha lucidez apenas para quando a lucidez for necessária, e viajar nas curvas de um sorriso.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Atraso na compra da vacina da covid-19 adia campanha e deixa Estados sem doses


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…


Atrasos no processo de compra de vacinas contra a covid-19 pelo Ministério da Saúde levaram ao adiamento do início da…

Geral

Como funcionava o esquema ‘parasita’ de tráfico de drogas para a Europa descoberto pela PF


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…


A Polícia Federal do Rio Grande do Sul desarticulou nesta terça-feira, 16, uma quadrilha especializada no tráfico de cocaína para…

Geral

Bombeiro atira em passageiro que pulou catraca do Metrô na Luz, no centro de SP


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…


Ferido foi encaminhado para atendimento na Santa Casa. Secretaria da Segurança diz que disparo ocorreu após luta corporal entre o…