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19 de abril de 2024

O cérebro precisa se emocionar para aprender!


Por Sara Rivadavia / Neuropedagoga Publicado 11/04/2019 às 13h35 Atualizado 21/02/2023 às 02h37
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A neuroeducação nos apresenta características para entendermos que para que ocorra a aprendizagem é necessário que haja estímulos que despertam a atenção e emoção.

A história da educação nos mostra que nos últimos 200 anos não houve grandes mudanças, diante disso a neurociência, a neuroeducação entende que é necessário redesenhá-la.

Uma das poucas mudanças que ocorreu no sistema educacional atual, é saber que ninguém aprende se não se sentir motivado – se não houver motivação.

Estudos recentes mostram que a aquisição do conhecimento busca o que é prazeroso. Por esse motivo é preciso acender a emoção no aluno, uma vez que ela serve para armazenar e recordar de maneira eficaz.

De que maneira o professor pode usar estratégias para despertar essa emoção?

Iniciando a aula com algum elemento provocador:

– uma pergunta chocante – para os maiores
– uma caixa “misteriosa” com figuras – para os menores

Sabemos que para um aluno prestar atenção, vai além da exigência, é indispensável evocá-la por meio de mecanismos e métodos.

Desde que existimos, a emoção é que nos move, elementos desconhecidos nos surpreendem e a aprendizagem é eficaz.

Levando-se em conta esses aspectos é que acredito que os recursos pedagógicos, recicláveis ou não, sejam mecanismos provocadores da emoção e do ensino.

Por Sara Rivadavia, neuropedagoga.

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