O cérebro precisa se emocionar para aprender!
A neuroeducação nos apresenta características para entendermos que para que ocorra a aprendizagem é necessário que haja estímulos que despertam a atenção e emoção.
A história da educação nos mostra que nos últimos 200 anos não houve grandes mudanças, diante disso a neurociência, a neuroeducação entende que é necessário redesenhá-la.
Uma das poucas mudanças que ocorreu no sistema educacional atual, é saber que ninguém aprende se não se sentir motivado – se não houver motivação.
Estudos recentes mostram que a aquisição do conhecimento busca o que é prazeroso. Por esse motivo é preciso acender a emoção no aluno, uma vez que ela serve para armazenar e recordar de maneira eficaz.
De que maneira o professor pode usar estratégias para despertar essa emoção?
Iniciando a aula com algum elemento provocador:
– uma pergunta chocante – para os maiores
– uma caixa “misteriosa” com figuras – para os menores
Sabemos que para um aluno prestar atenção, vai além da exigência, é indispensável evocá-la por meio de mecanismos e métodos.
Desde que existimos, a emoção é que nos move, elementos desconhecidos nos surpreendem e a aprendizagem é eficaz.
Levando-se em conta esses aspectos é que acredito que os recursos pedagógicos, recicláveis ou não, sejam mecanismos provocadores da emoção e do ensino.
Por Sara Rivadavia, neuropedagoga.
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