Fechar

COLUNISTAS

Dicas para ter vasos e floreiras em casa

Publicado por Rosangela Oldemburg , paisagista/designer floral / para coluna 'No Plural', 16:00 - 08 de Julho de 2019

Olá, vasos e floreiras encantam os ambientes, mas, é preciso uma série de cuidados especiais para mantê-los sempre bonitos e em harmonia com os espaços. Para ajudar nesta tarefa, confira essas dicas!

Bloco de Imagem

Esta floreira acima, em especial, foi feita com uma bela palmeira triangular, bromélias fire ball e acreditem: girassóis. Sim girassóis ????


Depois de impermeabilizá-la, foi colocado terra vegetal, húmus e as plantas.


Ao fazer uma floreira, é necessário observar a altura dela e prestar a atenção no tipo de planta a ser colocado, pensando no crescimento de várias raízes, e como vão se adaptar.


É preciso saber quando o sol bate nesta floreira. Todo dia? Só pela manhã? Pela tarde? Vento muito forte? Não tem vento?


Enfim, são detalhes importantíssimos para que suas plantas escolhidas não venham a sofrer ou até mesmo morrer.


O mesmo acontece com vasos: saber aonde vai ficar, que tipo de planta vai dar certo.


No entanto, ao plantar em um vaso, é necessário colocar argila expandida para fazer a drenagem, manta de bidim, e posteriormente a terra e a planta escolhida. Para um acabamento bonito, você pode colocar novamente a manta de bidim sobre essa camada de terra e cobrir com pedrisco, casca de árvore ou até mesmo argila expandida.


A manta de bidim serve para impedir que a terra se misture com a argila e, ao molhar, a terra desça junto.


Além da terra, você pode usar também um substrato composto com princípios para que a planta cresça bonita e saudável. Existem várias marcas no mercado.

Bloco de Imagem

Vaso sendo feito em jardim

Vasos


Se  o vaso for de cerâmica, é bom impermeabilizá-lo com Neutrol para evitar que a cerâmica absorva a umidade. Depois, coloque no fundo do vaso a argila expandida - cerca de 1/4 da sua capacidade.


Na sequência, coloque a manta de bidim, despeje a terra misturada com um bom substrato, insira a espécie no vaso e complete com a terra e substrato. Por fim, cubra a superfície com manta de bidim e faça o acabamento com pedrisco, ou outros materiais como casca de árvore por exemplo.

Bloco de Imagem

Alguns tipos de pedriscos para acabamento. 1 - pedrisco vermelho. 2 - pedrisco bege. 3 - pedrisco de cristal.

Bloco de Imagem

Terra vegetal para vasos e floreiras.

Regas


Ao regar um vaso, lembre-se de molhar por completo. Deixe acumular um pouco de água até infiltrar totalmente.


É aconselhável que se busque ajuda de um profissional para a execução, seja de vasos, floreiras ou paisagismo. Assim, ele te ajudará a ver tipos de plantas para o ambiente a ser feito com mudas e plantas apropriadas para o mesmo, evitando perdas.

Bloco de Imagem

Vaso feito com planta da espécie mais conhecida como pau d'Água . Vai bem tanto na sombra como no sol.

Bloco de Imagem

Tipo de vaso para área externa bem como área interna.

Bloco de Imagem

Bacia de cimento pintado mandado fazer. Esta planta, chamada de graxeira, gosta de sol. Aliás, toda planta que dá flores gosta de muito sol. Com exceção da "bandeira branca" e dos "antúrios". Estes sim são de sombra.

Bloco de Imagem

Vaso vietnamita. É um vaso que da muita elegância em qualquer ambiente.

Bloco de Imagem

Floreira com podocarpos. Excelente para fechar espaços.Gosta tanto de sol como um pouco de sombra.

Bloco de Imagem

QUEM É A COLUNISTA? Rosangela Oldemburg é paisagista e designer floral. Ela é proprietária da Eco Garden Paisagismo, na Bahia.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo