Fechar

COLUNISTAS

Menu inverno: Sopas e Consumês

Publicado por Glaucia Buzzo / Menu Decor, 08:00 - 01 de Agosto de 2019

Um boa pedida para as noites mais frias é servir sopas ou consumês, pois eles trazem o aconchego que precisamos nesses dias! Normalmente são servidos como entrada (podendo substituir a salada ou não), prato principal (noite de sopas e consumês) e no fim de festas como casamentos, 15 anos ou aquelas baladinhas que fazemos e os convidados permanecem por mais tempo na festa.

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Shutterstock

Agora, você sabe a diferença entre caldo, sopa e consumê?


Caldo: é a base que utilizamos para sopas e consumês, e também para risotos, molhos e uma infinidade de receitas. O caldo pode ser de legumes, carne vermelha, frango ou peixe. Sempre acompanhado do sabor da cebola, cenoura, salsão, alho poró e ervas aromáticas como o bouquet garni (tomilho, salsa e louro). Dica: acrescente água fria aos ingredientes do caldo, e deixe cozinhar por no mínimo 4 horas.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Sopa: geralmente mais “rala” que o consumê. Mas agrega mais nutrientes, pois é feita de vegetais cozidos no caldo (base) e acrescido do carboidrato do macarrão ou arroz.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Consumê ou creme: é um prato mais espesso e cremoso. Normalmente é feito com a base de um caldo e a adição de creme de leite ou queijo.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Ao montar uma mesa para servir sopa ou consumê, precisamos ter bowl, prato fundo ou xícaras de consumê (aquelas xícaras com duas alças). Sempre apoiados em um prato base: prato raso para apoiar o prato fundo, ou prato de sobremesa para apoiar bowl ou xícara de consumê.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

O vinho é um ótimo acompanhamento para sopas e consumês, então precisamos sempre ter na mesa posta a taça para a água e a taça para o vinho.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

E é indispensável a colher de sopa, que sempre ficará posicionada ao lado direito do prato! Vamos conferir a mesa posta?

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

E para deixar a mesa linda e funcional, disponha nas mesas alguns acompanhamentos para a sopa ou consumê, tais como: pães, croutons, parmesão, salsinha, temperos secos, pimenta… Vamos às ideias!


• Que tal servir a sopa no pão?

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

• Deixe temperos, queijos, pimenta ou croutons em potinhos para os convidados:

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução


• Sirva pão individual para os convidados:

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

E para finalizarmos, vou compartilhar com vocês uma receita deliciosa!


Creme de Brócolis com Crispy de Parma

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Ingredientes


1 maço de brócolis
8 ou 9 batatas grandes
1 cebola média picada
3 dentes de alho amassados
1 copo de requeijão cremoso ou catupiry
Presunto parma à gosto


Modo de fazer


Forre um prato com papel toalha, disponha as fatias de presunto por cima e cubra com ou mais papel toalha. Leve ao micro-ondas por 2 minutos, sempre olhando para não secar demais ou queimar.

Bloco de Imagem

Foto: Reprodução

Cozinhe as batatas descascadas e picadas em um caldo de legumes. Caldo suficiente para cobrir as batatas.


Em outra panela refogue os brócolis com a cebola e o alho até ficar macio. Tempere com sal e pimenta moída na hora.


Quando as batatas estiverem cozidas, acrescente o brócolis refogado e bata no liquidificador ou com o mixer, até ficar homogêneo. Finalize com o requeijão ou catupiry. Acerte o sal e sirva com o crispy de parma.


Espero que gostem!



Glaucia Buzzo,
By Sousplat


Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo