Fechar

COLUNISTAS

Qual o seu tempo?

Publicado por Michele Thomaz - Trainer em PNL/Manual da Mente, 08:35 - 19 de Agosto de 2019

Bloco de Imagem

Temos que aprender a usar o tempo a nosso favor.

O futuro é algo intrigante. Todos nós elaboramos planos para o futuro. Quantas coisas queremos realizar em um determinado tempo. Porém, o quanto nos empenhamos para isso? Será que sabemos o que queremos e como realizar em um tempo necessário?


Nossa vida tem sempre uma busca de metas. Lembrando que “metas” são etapas a serem alcançadas para atingirmos um determinado objetivo. Quando determinamos que no “futuro” queremos ser diferentes do que somos hoje, temos um caminho a seguir, um objetivo a atingir. E todo o objetivo tem etapas, o que chamamos de metas. O caminho não é direto, há fases. E deve-se respeitar isso.


A grande questão é: “O quanto sabemos lidar com nossos objetivos e traçar metas para alcança-los? Estipular que uma mudança necessita de fases a serem atingidas para se chegar onde se deseja. O que quero dizer é que nada pode ser obtido de um dia para o outro. Nada pode ser alcançado só porque desejamos. Desejo não se traduz em ação e sim a ação direcionada nos leva a realização de um desejo.


A primeira iniciativa para se buscar uma mudança que nos leve a atingir um determinado objetivo é nos conhecermos. Fazermos uma reflexão profunda do que estamos vivendo neste momento e o que precisa ser alterado. Olhar para a frente e medir a distância entre a condição atual e a desejada. Estabelecer um tempo para que tudo ocorra a partir da minha ação.


Quando falo em reflexão profunda, não é aquelas existenciais que nos colocam em um buraco que nos engole e nos faz paralisar. Reflexão é descrever de forma objetiva a condição que se tem e os limitadores para se atingir a condição que se quer alcançar. Entender que para um ponto de chegada há uma trajetória e ela tem seu ponto de partida. Sair de onde para ir aonde. Conhecer onde se está é o primeiro passo.


Se temos um sonho, uma vontade, um desejo, uma busca, logo, temos uma direção. Para transformar sonho em realidade há uma ação com vontade. Ter dentro de si o sentido sintonizado com o sentimento. Saber que o destino complementa todos os dias a vontade que se tem e perceber que o caminho que se percorre é a denúncia de nosso destino.


Ações realizadas de forma lógica e inteligente demonstram nossa jornada em coerência. Logo, retomamos a questão do tempo. Para cada etapa que estipulamos, fases, na busca de nosso objetivo, há um tempo para que se realize. Ele deve ser sempre estabelecido pela racionalidade de nosso potencial de ação e não pela emoção e ansiedade que depositamos para realizarmos determinada tarefa.


O fracasso pode vir da frustração resultante de uma intensidade emocional que gera uma euforia e a condição real de nossas ações que nem sempre ocorrem da forma como desejamos. Por isso, aprenda a lidar com o tempo. Há tempo para cada coisa e cada coisa a seu tempo.


Neste sentido, a persistência e a coerência são aliados importantes. Mesmo que não consigamos fazer tudo o que estipulamos em um determinado período, a desistência não é opção. Sendo assim, para alcançarmos as metas que estabelecemos, o que vai determinar o ritmo da caminhada é a persistência em continuar. Isto mesmo, se levantar e cair quantas vezes for necessário.


A coerência vem do aprendizado com cada fracasso. Erros momentâneos nos ajudam a reavaliar o ritmo da caminhada e a forma como estamos caminhando. Se estamos tendo a ação correta para aquela etapa ou se precisamos rever a maneira como agimos. Isto não é derrota, é aprendizado. Uma reavaliação da ação que pode servir de orientação para nos dar eficiência no próximo passo.


Por isso, lembre-se há tempo para tudo. Não se colhe sem semear, plantar e esperar a colheita. Saber agir com resiliência é fundamental. Vamos enfrentar obstáculos, eles podem nos reter por um tempo, mas aprender a superá-los nos faz habilitados a seguir em frente. Nunca se esqueça, são pés calejados que são capazes de suportar a aridez do caminho e chegar com segurança e firmeza onde se deseja.


Pense nisso!


 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo