Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

A extinção do contrato de trabalho


Por Juridiquês Direto Publicado 14/11/2018 às 17h50 Atualizado 18/02/2023 às 23h14
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá, pessoal!

Hoje conversaremos sobre o ponto da reforma trabalhista que agradou tanto os patrões quanto empregados.

Quem não conhece alguém que, um dia fez “um acordo” para ser mandado embora da empresa para sacar o Fundo de Garantia e ainda se habilitar para receber o seguro desemprego?

A extinção do contrato de trabalho por comum acordo enseja o pagamento do aviso prévio indenizado (50%) e indenização do FGTS (20%), além da integralidade das demais verbas rescisórias, podendo o empregado sacar até 80% do seu FGTS, mas impedido de se habilitar no seguro-desemprego.

Acredito que a mudança trazida pela reforma, no que tange a possibilidade de celebração de acordo entre empregado e empregador para a rescisão do contrato de trabalho foi a alteração que, até o presente momento, mais agradou e a que vem sendo praticada, sem muitos contratempos neste primeiro ano de vigência da reforma.

Essa modalidade de rescisão veio para acabar ou modificar uma ilegalidade corriqueira praticada por empregadores e empregados.

Além disso, estando empregado e empregador de comum acordo, a rescisão operada nessa modalidade minimiza consideravelmente a existência de uma demanda trabalhista, o que desafoga um pouco mais a Justiça do Trabalho.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…