Fechar

COLUNISTAS

Conhecimento não é tudo

Player

Publicado por Gilson Aguiar, 08:43 - 04 de de 2019

Conhecimento pode nos ajudar, mas ele tem várias formas de se expressar e isso é fundamental. Aprender é muito além de dominar teorias, fórmulas, ter uma enciclopédia dentro de si. Conheço muitos que tem. Mas também, boa parte se a vivência necessária para colocar u sentido no que tanto sabe.


Confundimos que a qualificação humana vem apenas do conteúdo apreendido. O saber vai além. Não pode ser resumir em conhecimento estabelecido nos currículos disciplinares. Há que se viver e saber que tem que se aplicar o que se sabe. Isto define o sucesso e insucesso em uma profissão.


A medida da eficiência deve estar acompanhada da experiência. Não só aquela que se deseja profissional, mas a de saber agir e usar de forma eficiente o conteúdo que se tem. O próprio conhecimento muda de significado quando se tem a habilidade.


Mas o que é a habilidade? Ele está diretamente ligado a aplicação do saber. Selecionar o momento e ler no contexto o que se aplica ou não. Criar estratégias eficientes para se superar problemas. Saber ler as relações que nos cercam, identificar quem é quem.


A ação vem na sequência. Necessária para se consolidar os interesses e efetivar o conhecimento que se tem. Ações assertivas nos garantem resultados eficientes e consolidam saberes. Quando compreendemos com inteligência o ambiente em que estamos, podemos perceber a eficiência ou não de determinados conhecimentos ou atitudes.


Por isso, nem sempre quem tem conhecimento tem eficiência. Porém, para uma habilidade e ações eficientes é necessário conhecimento. Não se separam, mas nada substitui um destes critérios e condições.


 

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo