Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

As duas faces da ambição


Por Gilson Aguiar Publicado 13/02/2019 às 11h03 Atualizado 20/02/2023 às 00h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Quem não tem ambição? Se não tem deveria ter. Ela é necessária para o movimento na vida. O deslocamento em busca de se transformar e impulsionar as pessoas a nossa volta. Quando nos movimentamos a busca de algo que nos interessa, promovemos em cadeia um movimento.

Ter ambição é um pré-requisito para o sucesso pessoal e profissional. Se ambiciona um cargo, um título, um relacionamento, um bem ou serviço. Quantas coisas podem ser ambicionadas? Inúmeras. Até a salvação para os quem tem fé e acreditam na existência de um Céu ou inferno.

Para se alcançar o que se deseja é preciso envolver outras pessoas. Tem as que são aliadas na sua busca e as que são um obstáculo a sua conquista. Até onde vai nossa capacidade de respeitar os envolvidos? A manipulação das pessoas para se chegar onde se quer define o nosso caráter de ambicioso.

Alguns não medem esforços para atingir seus objetivos. Ambicionam na proporção que são capazes de manipular pessoas e regras para atingir o desejo. Como um “rolo-compressor” passa por cima de tudo. Pagam o preço na proporção. Vão construindo inimigos na medida em que avançam e destroem a possibilidade dos outros.

Quando atingem seu tão desejado interesse, satisfazem sua ambição, tem atrás de seu caminho uma imensidão de pessoas feridas. Inúmeros inimigos dispostos a esperar a oportunidade para dar o golpe de vingança. Poucos aliados. Em sua maioria, os que ficam ao lado estão ligados a interesses de satisfação superficial e sem comprometimento.

Logo, não há problema na ambição. Ela deve existir. O como satisfazê-la é um elemento fundamental para que não se provoque a morte de muitos e não se tenha que pagar caro por um objetivo atingido.

Conquiste, tenha ambição, mas no caminho construa relações, faça aliados. Tente evitar atritos e inimigos. Se for necessário, seja, de forma possível, honesto com os opositores. Dê ao outro respeito, mesmo não concordando. O concorrente pode ser adversário, mas um dia pode ser um aliado necessário para legitimar suas conquistas.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…