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16 de abril de 2024

Qual o seu critério para tomada de decisões?


Por Lilian Bueno/Gestão na Prática Publicado 11/09/2019 às 14h20 Atualizado 24/02/2023 às 05h00
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Hoje vamos falar sobre “Tomada de Decisões”, conhecer dicas práticas que podemos adotar como ferramentas gerenciais, facilitando essa tarefa de grande responsabilidade. Vem comigo e conheça 5 dicas práticas de tomada de decisões:

Administrar é tomar decisões, e decidir faz parte do dia-a-dia dos Gestores, e um bom Gestor é aquele que toma várias decisões em um curto espaço de tempo, certo? Resposta errada! É falsa a idéia que um bom Gestor toma decisões por minuto!

É claro que em nossa área pessoal ou profissional, tomamos pequenas decisões o tempo todo, desde a roupa que vestir, os móveis da nova sala de reunião, isso faz parte, mas quando a decisão está interligada a potencialização do seu empreendimento é importante ter critério para tomada de decisões, e para isso entender quais decisões merecem essa aplicação.

Aqui, o propósito é te orientar a administrar da melhor maneira para que suas decisões contribuam significativamente para impulsionar seus resultados.

OK Lilian! Bacana a reflexão, mas na real? É desafiador tomar decisões…

Concordo! O tomador de decisões sofre essa pressão, porque “na real” se tudo der certo, parabéns para a equipe, agora se algo der errado, a “culpa”foi da má Gestão.

O que fazer quando prevalecer a indecisão? Qual o melhor método? Qual critério adotar?

É por esses questionamentos que decidi abordar esse tema para que possamos ter acesso a práticas gerencias e nos nortear durante o processo de decisão, gerando mais assertividade.

PRIMEIRA DICA: Tomar decisões é ter maturidade de reconhecer que toda decisão gera perca. Como assim? Sim, quando você decide avançar diante de uma oportunidade, (mesmo frente um cenário econômico instável) por pensar que é o momento certo para seu negócio, e durante o trajeto algo dá errado, é comum pensar: Poxa, por que não decidir recuar? Por isso o fato de ter um critério para nos direcionar, desenvolve a maturidade de tomar decisão e ASSUMIR a responsabilidade pela escolha.

Assumindo essa responsabilidade, quando acontecer algo diferente do que foi planejado, ao invés de se culpar ou culpar quem lhe ajudou na decisão, a sugestão é agir da seguinte maneira: Como vou transformar esse problema em solução?

SEGUNDA DICA: Toda decisão de GRANDE impacto, que vai interferir especificamente numa dessas áreas: financeiro, processo e consumidor final, a sugestão é: Espere pelo menos 48 horas. Se é algo que não pode esperar uma análise de 48 horas, CUIDADO!

É claro que cada negócio tem sua particularidade, mas é importante adotar esse critério para evitar decisões quando está num elevado nível emocional.

TERCEIRA DICA: É importante lembrar que existem níveis de prioridades para decisões. Se você administra seu empreendimento para alcance de objetivos, é importante utilizar ferramentas simples, pois quanto mais simples, mais efetiva, para investir seu tempo ( nosso bem mais precioso) com a coisa certa. Segue abaixo 4 categorias de decisão:

Decisões importantes e urgentes: São atividades que não podem esperar, do tipo: FAÇA AGORA, então: Pare, resolva, decida!

Decisões importantes e não-urgente: Aqui se encaixa ações estratégicas, aquelas que são importante a longo prazo para seu negócio, e que o fator tempo pode ser programado (por exemplo: Adotar um software de gestão integrado). Em síntese: Estabeleça data e horário para você: Parar, resolver e decidir!

Decisões não importantes e urgentes: Aqui é momento que você: PARA e DELEGA.

Decisões não importantes e não urgentes: Quando menos percebemos estamos “gastando”nosso tempo com ações que deveriam ser eliminadas, é neste momento que você: Para, analisa o que não faz parte do seu escopo de trabalho, e ELIMINA!

QUARTA DICA: Use e abuse da ferramenta 5W2h, tanto para tomar decisões ou para assumir as responsabilidade de uma decisão que gerou erros. A sugestão é sempre compartilhar com pessoas da equipe que te auxiliarão no planejamento, execucão e verificão das ações definidas.

QUINTA DECISÃO: Monte um quadro de alternativas (eu amo trabalhar com Gestão à vista, aqueles com Post-it) isso irá facilitar para você e sua equipe visualizarem antes de “bater o martelo de decisões”. Abaixo segue as orientações para colocar no quadro de alternativas:

– Ter todas informações ligadas à decisão;
– Analise as oportunidades e problemas emergentes;
– Em casos de problemas: Definição clara do problema (dificuldades, obstáculos);
– Estabelecimento de alternativas para solução , ponderação dos prós e contras, ( ganhos e percas);
– Com base nesses critérios, escolha a melhor decisão;
– Defina a execução (a sugestão é definir prazos de pequenas escalas);
– Acompanhe os resultados;
– Quando ocorrer erros, assuma a responsabildiade, faça as ações corretivas e aprenda com o erro, aprimorando seus resultados.

Conclusão

– Tomar decisões é assumir responsabilidades pelas escolhas;
– Empreender é tomar decisões que poderão ser assertivas ou refutativas;
– Definir critério para tomadas de decisão amadurece a Gestão. E você, ja definiu seu critério de decisão?

Lilian Caetano Bueno
Trading Consulter
Scamper Consultoria e Assessoria Empresarial

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