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25 de abril de 2024

Gestão de Estoque


Por Gestão na Prática, por Lilian Caetano Bueno Publicado 04/02/2019 às 21h00 Atualizado 19/02/2023 às 21h05
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Olá!

Hoje iremos conhecer a importância de manter o equilíbrio entre compra e venda, para um direcionamento adequado de estoques, reduzindo custo e ampliando o desempenho operacional em sua empresa. Vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.

O que é?

É o controle da entrada e saída de mercadorias que tem como foco, ajudar na redução de custos e na administração da cadeia de produção e distribuição com melhor eficiência. Divide-se basicamente em duas modalidades diferentes, sendo o controle de matérias-primas e insumos para a produção industrial e o controle de produtos finais para a comercialização no varejo.

O principal objetivo do controle de estoque “é otimizar” o investimento em estoques, aumentando o uso eficiente dos meios internos de uma empresa, e minimizar as necessidades de capital investido em estoque.

Por que utilizar?

O controle de estoque é utilizado tanto para negócios físicos como digitais, e envolve atividades como:

• Garantir que o estoque esteja sempre atualizado e correto;
• Reduzir perdas de produtos por roubo, deterioração ou obsolescência;
• Melhorar o fluxo de caixa da empresa através de compras mais corretas;
• Aumentar a satisfação de clientes e vendas tendo sempre estoques disponíveis;
• Automatizações gerando economia com funcionários e folha de pagamento;
• Preços de venda mais competitivos ao se ter uma estrutura de custos mais enxuta para controlar o estoque.

Como?

Segundo Davidson Teixeira, Consultor da Scamper e Especialista em Engenharia de Produção, existem três maneiras eficientes para auxiliar no gerenciamento de estoque da sua empresa ou indústria, e que serão abordadas a seguir.

Giro

Giro é um método entre os mais utilizados no controle agregado de estoques e compreende a razão entre as vendas a custo de estoque e o investimento médio em estoque para o mesmo período de vendas.

Giro = Vendas a custo de estoque/Investimento médio em estoque

O giro representa a relação entre volume de vendas e estoque, e indica quantas vezes o estoque médio é vendido durante um determinado espaço de tempo.

O giro de estoque pode ser medido para ano, mês, semana ou dia, dependendo do tipo de mercadoria a ser analisada e pode também ser calculado pelo valor das mercadorias (se considerarmos todo o estoque de uma companhia) ou por unidades (se considerarmos o estoque de cada item). Por exemplo, se um produto, ao longo de 12 meses, teve um estoque médio de R$ 100.000,00 e no mesmo período vendeu R$ 1.350.000,00, o giro nesse caso foi de 13,5 vezes.

GM-ROI

GM-ROI é a abreviação da expressão inglesa Gross Margin – Return on Investment, ou seja, retorno sobre o investimento da margem bruta. O índice é bastante semelhante ao giro de estoque, contudo, representa a relação entre volume de margem bruta e estoques.

É um método de análise de estoque utilizada para identificar aqueles produtos que possuem maior retorno sobre o investimento, isto é, qual produto teve maior contribuição para a composição da margem geral da empresa.

A fórmula utilizada para calcular o GM-ROI segue a mesma estrutura da fórmula de giro de estoque, substituindo-se as vendas pela margem bruta.

GM-ROI = Margem bruta/Investimento médio em estoque

Por exemplo, se um produto, ao longo de 12 meses, teve um estoque médio de RS 330.000 e teve uma margem bruta de R$ 320.000,00, o GM-ROI nesse período é de 0,97 vezes.

O GM-ROI deve ser calculado e analisado para cada grupo de produto do mix, a fim de aferir a sua lucratividade. A alta direção de uma empresa pode e deve determinar para o setor de compras, metas de GM-ROI a fim garantir maior comprometimento do departamento com o giro e a margem dos produtos a serem comprados

Classificação ABC

Um outro método comum no controle de estoque é a diferenciação dos produtos em uma quantidade limitada de categorias de modo a classifica-los pela importância que cada um possui em termos de venda, margem, participação de mercado ou competitividade. Aplicando políticas específicas para cada grupo de produto é possível alcançar metas de serviço com estoques mais enxutos, o que não seria possível se a mesma política de estoque fosse aplicada para diferentes grupos de produto.

Os produtos de uma empresa normalmente encontram-se em estágios variados de seu ciclo de vida, portanto, contribuem de forma heterogênea para as vendas e os lucros. Dessa maneira, alguns itens podem responder por uma grande fatia da venda, enquanto outros menos. Esse princípio, conhecido como 80-20, é uma forma de classificação ABC, na qual os itens A são os mais vendidos, os B apresentam venda média e, por fim, os C, que possuem movimentação lenta.

Conclusão

Estoque bem gerido otimiza os recursos financeiros e auxilia na tomada de decisão da empresa, lembre-se: Estoque parado = Capital parado.

Grande abraço!

Lilian Caetano Bueno.
Trading Consulter
Scamper Consultoria

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