Fechar

COLUNISTAS

Crie o SEU 2019!

Publicado por Gestão na Prática, 14:30 - 12 de Dezembro de 2018

Olá!


Eu adoro esse clima de final de ano!!!


E nada melhor que aproveitar esse momento para falarmos de Planejamento. Simmmmm, planejar é muito bom, DESDE QUE seja dinâmico, nada de técnicas “engessadas”, e a pergunta é: Como podemos Planejar de forma mais prática? Simples, vem comigo e “Leiture-se” no texto a seguir.


POR ONDE EU COMEÇO?


Planejar é como fazer exames periódicos: Começamos pelo Diagnóstico. Sim, diagnóstico, leitura de si mesmo e da sua empresa. Lembrando que você GESTOR ao planejar sua empresa para 2019, você precisa CRIAR O SEU 2019, pois não existe VIDA PESSOAL e VIDA PROFISSIONAL, existem áreas da nossa vida, e aí está à primeira ação para uma Gestão + Prática, você entender que as duas áreas da sua vida precisam estar alinhadas.


COMO ASSIM?


Digamos que você GESTOR planejou passear, viajar por 30 dias com sua família, isso precisa estar planejado e alinhado com sua Gestão na empresa, porque os 30 dias que você ficará fora da sua empresa, quem será o responsável para tomar decisões em seu lugar? Quais as metas e desafios que sua equipe terão para executar e atingir? O que ficou definido para o seu Gerente de compras? E quais as metas definidas para a sua equipe de vendas? E de TI? E de Gestão de Pessoas? Quem vai ser o responsável por setor? Quem? Quando? Como será feito? Qual o método definido? Quanto custará?....... Enfim, planejamento prático, é planejamento alinhado.


Voltando na etapa de Diagnóstico...


Três perguntas são decisivas para um Planejamento, e estas são:



COMO EU ESTOU?


COMO QUERO CHEGAR?


QUAIS RECURSOS?



Quando citamos “Quais recursos” não estamos falando especificamente de dinheiro (R$), mas sim sobre quais formas e caminhos que VOCÊ Gestor irá utilizar. E quanto a dinheiro, esse não poderá ser o fator decisivo por suas ações, pois Gestor com espírito empreendedor não GANHA dinheiro, ele FAZ dinheiro. E com essa reflexão, como você EMPREENDEDOR tem se comportado aos desafios da conjuntura atual da nossa economia, você ganhou dinheiro ou FEZ dinheiro? Lembrem que crise é uma oportunidade disfarçada....


“Com base nessas três perguntas você inicia seu “hábito” de planejar e” fiscalizar suas ações, lembrando que um planejamento mesmo que imperfeitamente executado é melhor que um plano perfeito nunca executado. Executar, verificar, checar nossas ações, faz com que melhoramos a cada dia, a cada trimestre e semestre e ao término de cada ano possamos nos empenhar a definir novas ações de ressignificações em nossas vidas.


Aproveitando esse clima maravilhoso de final de ano, pare e faça uma reflexão do seu ano de 2018 e com calma alinhe seus objetivos com três perguntas que são a TRÍADE para CRIAR O SEU PLANEJAMENTO e DOMINAR 2019.


Semana que vem, iremos falar um pouco mais sobre as ferramentas que compõe um Planejamento mais Prático.


Grande abraço!

Bloco de Imagem

Foto: Ilustrativa/Pixabay

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo