Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

25 de abril de 2024

Noite de estreia


Por Favor Rebobinar Publicado 11/12/2018 às 12h50 Atualizado 19/02/2023 às 07h56
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em todos estes anos de cinefilia, batendo cartão em fóruns de internet e frequentando mostras ou festivais Brasil afora, é curioso como a gente conhece amantes do cinema com perfis bem diferentes.

Têm aqueles que não gostam de nada (“cinema virou um subproduto da indústria”); têm os mais radicais (“não fala mal do meu Godard!”); os que sempre procuram referência no passado (“nossa, muito bergmaniano isso”); têm muitos que se pautam pelos prêmios recebidos por filme X em Cannes ou no Oscar; têm ainda aqueles que só assistem produções contemporâneas – e quando vêem alguma similaridade em um clássico ousam chamar de “clichê”. Têm os defensores; os que tentam te convencer do contrário; aqueles que refutam sua opinião, mas também encontramos pessoas mais flexíveis e interessadas em uma visão divergente.

Há cinéfilos de todos os tipos: uns mais chatos e outros que saímos um pouco mais sabidos de uma simples conversa. Diante destas personas tão díspares, é muito interessante fazer uma autoanálise e tentar perceber qual é a mensagem, enquanto alguém que gosta de cinema, que eu passo adiante. Claro que cada receptor recebe a “transmissão” de uma forma singular, mas é um exercício de reflexão parar por um momento e pensar nas “intenções” da própria fala, dos próprios textos.

Trago essa questão porque estou inaugurando a coluna “Favor Rebobinar”, aqui no portal GMC Online. E só vocês, leitores, podem me dar esse feedback, e será muita satisfação poder trocar ideia com vocês no campo de comentários ou por e-mail mesmo, como preferirem (ambos abaixo). Por enquanto, como estamos na fase das apresentações, aqui vai uma breve:

Elton Telles, 28 anos, moro em Maringá há 14. Formado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, já passei pela redação de veículos impresso e digital, rádio e assessoria de imprensa. Gosto de cinema desde que me entendo por gente e já editei outros blogs e colunas sobre o tema. Atualmente, coapresento o programa Cine CBN. Para ouvir, basta clicar aqui.

A escolha do título da primeira postagem desta coluna não foi em vão. “Noite de Estreia” também é uma das obras-primas assinadas por John Cassavetes, cineasta responsável por introduzir uma roupagem à cinematografia norte-americana de poucos recursos e por quem nutro grande admiração. Aqui nesta coluna, pretendo abranger as várias esferas que compõem o cinema: do filme autoral até o blockbuster, comentar aspectos técnicos, percepções particulares, análise dos filmes, cobertura de eventos, devaneios, etc.

Sejam bem-vindos e fiquem à vontade!

Mas desligue o celular e tire o pé da poltrona da frente, aqui não é a casa de ninguém, não.

E-mail para contato: elton.telles8@gmail.com

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Dengue: Ministério da Saúde amplia vacinação para mais 625 municípios


Nesta quinta-feira, 25, o Ministério da Saúde divulgou que 625 novos municípios serão contemplados com a vacina contra a dengue,…


Nesta quinta-feira, 25, o Ministério da Saúde divulgou que 625 novos municípios serão contemplados com a vacina contra a dengue,…

Geral

Exposição imersiva do Pequeno Príncipe chega a São Paulo em maio; saiba mais informações


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…


O Pequeno Príncipe, personagem que dá nome ao livro infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, é tema de uma exposição…