Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Petra


Por Eu Gostaria de... Publicado 09/11/2018 às 12h00 Atualizado 18/02/2023 às 22h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Petra foi tombada em 1985 pela UNESCO como patrimônio histórico da humanidade e recentemente eleita uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e sem dúvida uma das localidades mais impressionantes do mundo.

Não é possível se hospedar em Petra, então o nosso primeiro dia na Jordânia foi na cidadezinha de Wadi Musa e surpreendente fomos presenteados por um magnífico pôr do sol.

Cada passo uma sensação diferente: o sol, as cores, as montanhas, as construções, as histórias, pessoas…. nossa…. muitas informações e curiosidades ao mesmo tempo.

A cidade de Petra há mais de 2.000 anos foi fundada pelos Nabateus, que com seus sistemas de aquedutos e represas a transformou em um oásis. O local se tornou em uma importante região do comércio de especiarias entre as caravanas que se aventuravam por essas regiões desérticas do Oriente Médio.

Nessa aula de história, percebemos como as pessoas faziam coisas incríveis e sem nenhum acesso à tecnologia hoje existente.

O passeio por Petra se inicia por um caminho que se estreita e se torna uma espécie de desfiladeiro, chamado Siq, que começa com paredes de 10 metros de altura e se torna cada vez mais incrível, cada vez mais alto e mais impressionante.

Após aproximadamente um quilômetro deste maravilhoso caminho, a luminosidade diminuiu e subitamente através de uma fenda se desabrocha o mais lindo e esperado espetáculo de Petra, o Tesouro.

Construído para guardar o túmulo de um importante rei Nabateano, com 43 metros de altura e 30 de largura, esta é sem dúvida a construção mais imponente e impressionante de Petra. Opaaa, desculpe, uma correção. Nada nessa cidade foi construído, tudo foi incrivelmente ESCULPIDO, com suas colunas e fachadas adornados tão belamente com tantos detalhes e tamanha perfeição. É uma visão que traz à mente um estado de paz e de admiração.

A caminhada continuo e então chegamos à parte mais alta do passeio, onde temos a oportunidade de observar as montanhas com suas rochas refletindo cores pálidas que variam entre o rosa, amarelo, roxo e vermelho. Nos pontos escavados e esculpidos, as pedras de arenito também ficam num tom rosado e a paisagem se enriquece de detalhes e diferentes tons.

A cidade de Petra teve dois terremotos e serve como lembrete de que a riqueza material pode rapidamente sair voando em direção aos céus e que definitivamente direcionou a forma de pensar desta civilização, coloca a pensar todo visitante que tem a oportunidade de ficar frente a frente às belezas naturais, a engenhosidade humana, a utilização limitada dos recursos hídricos e os inesperados abalos da natureza.

Assista nosso vídeo no YouTube; clique aqui.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…


O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias…