Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

10 curiosidades que você precisa saber sobre Veneza


Por Eu Gostaria de... Publicado 12/06/2019 às 12h20 Atualizado 22/02/2023 às 21h59
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O tempo passa tão rápido não é mesmo? Já faz mais de um ano e meio que estamos na estrada conhecendo muitos países ao redor do mundo.

Agora iniciamos nossa nova temporada na Europa, serão 3 meses conhecendo países, histórias e muitos vilarejos. O mais legal é que vamos contar tudo aqui para vocês.

Desembarcamos direto em Veneza, na Itália. Sempre tivemos vontade de conhecer e lá descobrimos muitas curiosidades desse lugar encantador. Por isso, listamos 10 fatos para vocês:

1. Veneza é formada por ilhas

Várias ilhotas foram criadas por homens, eles expandiram as porções de terras através de aterramento, colocando terra sobre a água e unindo os pedaços de terra que estavam separados pelo mar. A engenhoca esta firme até hoje, eles fincaram madeiras na argila compactada que se tornavam como pedras por não ter contato com ar atmosférico, a madeira não se decompõe. Por essa razão que a cidade tem tantos canais e é interligada por pontes.

2. Transporte é feito por barcos

O grande diferencial da cidade é que ela tem mais de 150 canais e 400 pontes. Aqui não transitam carros, para chegar até as casas ou fazer mudanças, você precisa de um barquinho. Os vaporettos, por exemplo, são barcos a motor e a “passagem” custa em media € 7,50 euros, o que torna o transporte muito caro. Mesmo assim, essa é a opção mais barata, caso queira um barco taxi você vai ter que pagar uma fortuna por isso.

3. Gôndolas

Quando se pensa em Veneza rapidamente se pensa nos passeios das gôndolas. Quem já não viu uma foto dessas? Mas o passeio é um tanto caro, custa cerca de € 80 euros por 30 minutos. Mas para se tornar um gondoleiro não é nada fácil, eles precisam fazer um treinamento rigoroso com mais de 400 horas e aprender toda a história de Veneza. Eles realmente tem que ser bons, pois as gôndolas são enormes, com cerca de 11 metros de comprimento.

4. Milhares de turistas todo ano

Por ser uma cidade muito importante por causa de sua arquitetura, Veneza atrai milhares de turistas todo ano. O curioso é que o número de turistas é quase igual ao dos moradores. Veneza tem 55 mil habitantes e recebe cerca de 50 mil turistas por dia.

5. A quantidade de moradores está diminuindo

Com tantos turistas, os moradores não ficam nada contentes. A população está diminuindo de uma maneira drástica. Este turismo de massa é o que faz de Veneza uma cidade cara.

6. Veneza é uma cidade muito vulnerável a elevação do mar

Segundo especialistas Veneza pode ficar submersa sob a água até 2100, por causa do aquecimento global, já que a elevação do nível do mar tende a subir cada vez mais rápido.

7. Às vezes Veneza fica inundada 

Como Veneza é cercada pelo mar, em algumas épocas do ano o vento forte leva a maré alta para as partes baixas da cidade, que ficam alagadas. Em casos mais graves, a maré pode inundar cerca de 70% da cidade. Isso ocorre com mais frequência entre novembro e dezembro.

8. Veneza já afundou mais de 20 centímentros

Veneza afunda cerca de 2 milímetros por ano. Nos últimos anos, a cidade afundou aproximadamente 20 centrimetros. Isso se dá por causa da constante extração de água subterrânea, além da elevação do nível das águas e exploração de poços artesianos. A compressão natural do solos é consequência dessas ações.

9. A palavra ciao nasceu em Veneza

Aqui, para dar oi e tchau as pessoas usam a palavra ciao. Com o passar do tempo, essa expressão foi se expandido para outras regioes da Itália e do mundo. Até o nosso “tchau” brasileiro tem origem veneziana e a sonoridade é bem parecida com a da palavra ciao.

10. Veneza cheira mau?

Muito já ouviram falar sobre o mau cheiro da cidade. Nós não sentimos esse cheiro que todos falam, mas fomos saber mais. Descobrimos que isso acontece mais no verão, por causa da falta de chuva. As marés diminuem e as algas da laguna entram em contato com a atmosfera. Quando estas algas se deteriorizam, causam mau cheiro.

https://www.youtube.com/watch?v=zq131umwWPI

Querem acompanhar ao vivo toda essa jornada? É só seguir nosso Instagram, que todos os dias tem stories de cidades diferentes da Europa. E fiquem ligados toda terça e quinta, pois tem vídeo novo no nosso canal do YouTube. Se inscrevam para receber todo conteúdo em primeira mão.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Madonna no Rio: preço da passagem aérea tem pico na sexta em meio a altíssima ocupação de hotéis


Quem ainda não comprou passagens aéreas para assistir ao show gratuito da cantora Madonna na Praia de Copacabana, no Rio…


Quem ainda não comprou passagens aéreas para assistir ao show gratuito da cantora Madonna na Praia de Copacabana, no Rio…

Geral

Carla Madeira, autora de ‘Tudo é Rio’, participa de bate-papo gratuito em SP; saiba mais


A autora do best-seller Tudo é Rio, Carla Madeira estará no bate-papo gratuito Tudo é Palavra com Andrea del Fuego…


A autora do best-seller Tudo é Rio, Carla Madeira estará no bate-papo gratuito Tudo é Palavra com Andrea del Fuego…