Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

27 de abril de 2024

Fazendinha: veja as atrações


Por Redação GMC, Especial Expoingá Publicado 11/05/2019 às 20h20 Atualizado 21/02/2023 às 16h06
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A Fazendinha se consolida como uma das atrações mais visitadas da Expoingá e espera mais de 100 mil participantes entre agricultores e seus familiares, público urbano em geral; estudantes do ensino público privado; além de profissionais e lideranças regionais e estaduais.

A atração recebe anualmente grande número de público e neste ano deverá ganhar ainda mais a atenção das pessoas. O projeto, uma parceria da Sociedade Rural de Maringá com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento/Emater, existe há mais de vinte anos na feira e oferece ao público visibilidade sobre o trabalho desenvolvido pelo pequeno produtor rural, a diversificação da agricultura familiar e as novas tecnologias para a produção de alimentos saudáveis.

As unidades didáticas são trabalhadas pelos extensionistas do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que contam com a parceria das Universidades e do Colégio Juscelino Kubitschek, através de seus estagiários. Neste ano, as unidades didáticas são retratadas a partir do tema: “Um modelo sustentável de transformação rural: economicamente viável, socialmente justa, ambientalmente correta”.

“Considerando que 70% dos alimentos consumidos no Brasil são produzidos pela agricultura familiar, será dado ênfase no consumo local, aliado ao Projeto do Turismo Rural do Emater, que têm como principais objetivos o fortalecimento do turismo rural sustentável, focando a transversalidade das cadeias produtivas, visando priorizar a agricultura familiar nos eixos: econômico, ambiental e social”, destaca o projeto da Emater, realizado em parceria das Sociedade Rural de Maringá (SRM).

Em uma área de 6,5 mil metros quadrados, a Fazendinha está dividida nesta edição em 19 unidades didáticas. Além das inúmeras possibilidades voltadas à pequena propriedade, que vão da horticultura sustentável a cultivos florestais, floricultura, sericultura, piscicultura ou plantas medicinais e aromáticas, entre outras, também há o turismo rural, que ganhou destaque como atividade rentável dentro da transversalidade das cadeias produtivas.

Entre nas atividades didáticas estão: agroecologia e horticultura sustentável, agroindústria, alimentação saudável e sustentável, bovinocultura de corte, de leite, cafeicultura, comunicação e marketing, controle de formigas cortadeiras, consumo local, cultivos florestais, cultura da mandioca, floricultura, grãos – produção sustentável, paisagismo, piscicultura, plantas potenciais – medicinais, aromáticas e condimentares; sericicultura e turismo rural.

Ainda há eventos técnicos, como 34 minicursos contemplando temas de interesse dos agricultores em todas as unidades didáticas da Fazendinha, o 1º Fórum de Turismo Rural, Encontro de Mulheres do Agronegócio, Fórum da Seda, desfile de modas com roupas e acessórios confeccionados com seda, roteiros da pecuária de corte, mostras de talentos rurais e Encontro de Agroecologia.

Serviço

Quando: 9 a 19 de maio

Horário: 8h às 22h (com agendamento no período da manhã)

Local: Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro

Ouça a entrevista sobre o assunto na CBN Maringá.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…