Fechar

COLUNISTAS

Agromuseu será lançado nesta quinta

Publicado por Redação GMC, Especial Expoingá 2019, 09:43 - 09 de Maio de 2019

Bloco de Imagem

Foto: Divulgação

Apresentando ampliações de fotografias que mostram importantes momentos da vida no campo na região de Maringá e objetos que pertenceram a famílias de agricultores pioneiros, será lançado nesta quinta-feira (9) o Agromuseu, projeto concebido pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), que começa a ser executado na Expoingá deste ano, mas que no futuro estará presente em boa parte da área do parque de exposição Francisco Feio Ribeiro.


O Agromuseu de Maringá, um dos primeiros do Brasil, pretende contar a história da agricultura no mundo, a ocupação dos territórios, os diferentes ciclos da produção rural, como viviam as famílias em cada um desses ciclos e instrumentos que foram importantes em cada época.


A apresentação acontece às 18 horas na Fazendinha da Emater, com a presença da diretoria da SRM, autoridades e estudantes. A princípio será aproveitado o antigo barracão da Fazendinha, onde nos últimos anos aconteciam, durante a Expoingá, exposições de plantas e flores.


O consultor Marcelo Seixas, que elaborou o projeto que resultou na autorização do governo federal para a captação de R$ 4 milhões pela Lei Rouanet para a implantação do Agromuseu, diz que a partir do lançamento começa a campanha para angariar acervo.



“Muitas famílias de Maringá e região têm em casa objetos que foram utilizados por seus pais e avós quando iniciaram plantações de café, algodão, cana ou mesmo preparavam áreas para criação de gado. Estes objetos terão importância cultural quando tiverem sua história contada no museu a céu aberto”, diz.



Seixas explica que o acervo do Agromuseu da Sociedade Rural não vai se sobrepor ao dos outros museus da região e que, com o tempo, ele vai influenciar na configuração do parque de exposições de Maringá, que precisará ser requalificado para poder contar também com acervo vivo, como plantas e animais.

Compartilhe

Seja o primeiro a comentar sobre isso

* Os comentários são de responsibilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos do uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

voltar ao topo