Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

26 de abril de 2024

Falta de projetos impede municípios paranaenses de obter empréstimos!


Por Engenharia Urbana - Diego Sanches Publicado 15/04/2019 às 20h30 Atualizado 21/02/2023 às 01h53
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Desde a publicação da Lei Estadual nº 15.229/2006, o Estado do Paraná só pode firmar convênios para financiamento de projetos e obras de infraestrutura, equipamentos e serviços, com municípios que tenham seu Plano Diretor aprovado pela respectiva Câmara Municipal.

Conforme o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor de um município tem a finalidade de assegurar o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e ao desenvolvimento urbano. Podemos dizer que ele é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, ou seja, é a principal ferramenta para se planejar um município.

180 municípios paranaenses podem ser impedidos de obter empréstimos estaduais

Portanto, é grave a constatação da Diretora de Operações do PARANACIDADE (Entidade jurídica sem fins lucrativos que coopera com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU), Camila Scucato, de que 180 dos 399 municípios do Paraná estão com os Planos Diretores Municipais vencidos, e podem ser impedidos de obter empréstimos do Sistema de Financiamento aos Municípios, dificultando ainda mais a gestão dessas cidades.

Você sabe se o seu município está com o Plano Diretor em dia?

Não acha que vale a pena fiscalizar essa questão?

Enfim, todos nós, como cidadãos, devemos cobrar que nossos representantes mantenham o planejamento urbano em dia, pois ou os municípios passam a ser geridos com maior eficiência, ou serão paralisados.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Caso de jovem morto após deixar sauna gay em SP é investigado pela Polícia Civil


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…


Um homem de 23 anos morreu em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Paulo após ser resgatado, sem…