Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

18 de abril de 2024

Um exame pode salvar seu animal


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 13/05/2019 às 11h08 Atualizado 22/02/2023 às 22h33
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Já pensou conseguir olhar dentro do corpo do seu animal? Olhar células do sangue, analisar se os rins, fígado, pâncreas, medula, estão trabalhando como deveriam?


Parece até algo impossível, mas acredite, não é! Hoje nós veterinários conseguimos saber como o organismo do seu animal está célula por célula, órgãos e sistemas inteiros, através dos exames diagnósticos.


Antigamente veterinário bom era aquele que fazia o diagnóstico no olho, apenas com histórico clínico e sintomas aparentes. É verdade que a clínica é soberana (esse é o nosso lema), mas também é verdade que grande parte das doenças não eram verdadeiramente diagnosticadas dessa maneira. Em alguns casos, os medicamentos curavam o animal por tabela (um antibiótico por exemplo, cura uma série de infecções diferentes), por outro lado, muitos animais morriam sem causa confirmada e sofriam sem o tratamento adequado por não se saber do que se tratava.


Atualmente, os exames na área da medicina veterinária estão modernos e confiáveis assim como os exames na medicina humana. As técnicas, equipamentos, reagentes e principalmente os profissionais, tem se tornado cada vez melhores… Os profissionais sim! Porque há pouco tempo atrás (pouco mesmo) se quer existiam profissionais especializados nessa área. Mais um avanço e uma melhoria para a qualidade de vida dos nossos pets!


Agora o veterinário que te atende na clínica, que conhece seu animal desde que era um filhotinho para a primeira vacina, pode contar com veterinários patologistas, especialistas em diagnóstico por imagem e uma séria de outras especialidades que irão auxiliá-lo no momento que seu pet precisar de qualquer diagnóstico! Desde algo simples até as doenças mais complexas.


Por isso fica aqui a minha dica: confie nas recomendações do seu veterinário, principalmente no que diz respeito aos exames que ele pedir para diagnosticar o que o seu animal tem. E vou te dizer porque. Fazendo um diagnóstico preciso, o tratamento será mais rápido e mais barato. SIM! Todo mundo quer saber de economia, certo? E sabendo exatamente o que seu animal tem, seu veterinário consegue prescrever o tratamento correto de primeira, para que você não fique testando medicamentos sem fim para tentar tratar seu animal. Quem nunca passou por isso?


Ou então, sem exames não conseguimos mensurar quão grave é um quadro para entrarmos em cirurgia ou não, e muitas vezes quando o animal é então encaminhado para a cirurgia o quadro já se agravou.
Além da economia financeira existe também a economia da vida do seu animal. Autorizando um diagnóstico cuidadoso e minucioso do seu animal, você autoriza também que ele seja melhor cuidado e que viva mais ao seu lado!

 

Para mais informações, ouça o CBN Pet que apresentei sobre exames em animais: https://www.cbnmaringa.com.br/noticia/exames-de-laboratorio-ajudam-a-prevenir-doencas-em-pets

Qualquer dúvida estou a diposição!
Um abraço!!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Vacina da Dengue: governo amplia faixa etária que pode tomar doses perto de vencer; veja regra


O Ministério da Saúde recomendou na quarta-feira, 17, que Estados e municípios ampliem o público-alvo da vacina contra dengue caso…


O Ministério da Saúde recomendou na quarta-feira, 17, que Estados e municípios ampliem o público-alvo da vacina contra dengue caso…