Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Será que meu pet precisa MESMO ser vacinado?


Por Dra. Ana Bolfer Valencio Publicado 04/02/2019 às 10h08 Atualizado 19/02/2023 às 20h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A resposta pra essa pergunta se resume em 3 letrinhas: S-I-M!
As vacinas são uma poderosa arma que nós, médicos veterinários, temos para manter seu pet longe (bem longe!) das doenças virais.

Antes de te dar minhas explicações do porque eu considero a vacinação uma OBRIGAÇÃO e não uma RECOMENDAÇÃO, deixa eu começar do começo. O que são vacinas? Muitas pessoas enxergam as vacinas mais como medicamentos do que como algo que tem a função de prevenção, e isso está errado.

Em 1976, um médico chamado Edward Jenner percebeu que as moças que ordenhavam vacas e eram expostas ao vírus da varíola bovina não ficavam doentes quando entravam em contato com o vírus da varíola humana. Isso em uma época onde uma epidemia de varíola matou milhares de pessoas… Analisando os fatos, o Dr. Jenner chegou ao conceito inicial de vacina: expondo o sistema imunológico ao vírus inativados ou atenuados, você estará treinando para que ele se defenda rapidamente e responda efetivamente quando for exposto ao vírus “real”.

Partindo desse princípio, nós vacinamos os filhotes porque o sistema imunológico deles é como uma folha em branco, sem memória viral de nada, apenas alguma imunidade proveniente da mãe, mas nada que seja realmente funcional para combater uma doença grave como a cinomose, por exemplo.

Aplicando as primeiras vacinas, nós treinamentos o sistema imunológico dos filhotes para combater doenças e para que, caso eles entrem em contato com esses vírus (e provavelmente eles entrarão, no pet shop, no parque, etc), ele consiga combater a doença de modo que o animal não convalesça. Basicamente funciona como uma academia! Treinamos os filhotes, deixando-os fortes para que eles nocauteiem as doenças!

Algumas vacinas são obrigatórias e outras podem variar dependendo da região em que você vive, locais que frequenta e outros fatores. As obrigatórias são: v8 ou v10 e raiva. As vacinas de gripe, giárdia, leishmaniose são optativas.

Ok Dra, mas o veterinário do meu animal disse que ele precisará tomar mais de 1 dose de vacina. Por que?
A resposta é bem simples: a imunidade vai sendo adquirida aos poucos. A primeira vacina pode sofrer uma pequena interferência dos anticorpos maternos e então não produz imunidade suficiente. Logo, na segunda dose quase 75% da imunidade é produzida e a terceira dose espera-se que o animal esteja 100% protegido.

Por que “espera-se”? Porque cada organismo é um e cada animal responde de um jeito, possui uma genética, um sistema imunológico, etc. Então em alguns casos, animais com protocolos vacinais completos podem sim continuar desprotegidos, infelizmente. A boa notícia é que isso é raro e muito incomum de acontecer.

Alguns pontos são MUITO IMPORTANTES para garantir que a vacinação seja efetiva:

  1. Ela deve ser realizada APENAS por um médico veterinário (balconista de agropecuária, tosador do pet shop ou qualquer outro profissional não está autorizado a aplicar nenhum tipo de vacina ou medicamentos no seu animal!)
  2. A vacina deve ter sido devidamente armazenada em temperatura ideal e deve ser aplicada com assepsia (agulha e seringa novas)
  3. A vacina deve ser de boa procedência (procure marcas confiáveis e de preferência importadas)
  4. Cuide da carteira de vacinação do seu pet, ele é um documento importante!
  5. Respeite as recomendações do seu veterinário sobre: não sair na rua, ir ao pet shop, levar na casa do colega, do parente, locais com outros animais, enquanto o seu filhote não estiver completamente vacinado!
  6. 6- confie na recomendação do seu veterinário a cerca de quais vacinas você deverá dar no seu pet! Somente ele poderá te orientar corretamente sobre isso.

E agora que você já sabe tudo sobre vacinação, corre procurar um veterinário bacana e de confiança para vacinar seu filhote ou para colocar as vacinas em dia caso elas estejam atrasadas!

Qualquer dúvida estou a disposição!
Um abraço!

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…