Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Furacão, Tufão e ciclone não são tornados!


Por De olho no céu, por Acácio Cordioli Publicado 16/04/2019 às 21h00 Atualizado 21/02/2023 às 04h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Seguindo a linha do post anterior, onde falei sobre fenômenos que parecem mas não são tornados, neste irei falar dos nomes que muitos relacionam com tornados mas que são fenômenos totalmente diferentes. Começando pelo clássico “Furacão”.

Entenda, furacão é uma coisa, tornado é outra!

Primeiro, os furacões se formam com frequência nas águas quentes do Atlântico norte, são fenômenos de grande escala, geralmente com centenas de quilômetros e costumam durar dias, bem diferente de um tornado, que tem pouco tempo de vida e atinge uma pequena área se comparado a um furacão.

No entanto o Brasil não está livre dos furacões. Felizmente eles não ocorrem em uma frequência tão alta quanto no hemisfério norte. Mas já tivemos um aqui em nosso litoral, o famoso furacão Catarina, que há 15 anos atingiu o litoral sul de Santa Catarina e o norte do litoral do Rio Grande do Sul, causando mortes e muita destruição.

Portanto, é preciso saber que tornados podem acontecer na região de Maringá, mas furacões não, pelo simples fato deles se desenvolverem em alto mar com águas quentes, e nós aqui estamos bem longe do mar.

Ciclones

Este também é uma nomenclatura que geralmente está relacionada ao tornado de forma errônea. Os ciclones são fenômenos de grande escala, sempre associados a uma área de baixa pressão, e que dependendo de sua localização no globo recebem nomes diferentes. 

Assim como os furacões, os ciclones não se formam na região de Maringá. A maior influência que nós veremos dos ciclones aqui na região são as frentes frias, que são originadas por um ciclone. 

Tufão

Quem nunca ouviu ou leu, “eu vi um tufão descendo da nuvem” ou “passou um tufão de vento girando e levantando tudo”?

Tufão nada mais é que um furacão. A diferença está apenas no nome e na região em que ele atua. Enquanto  os furacões ocorrem no Oceano Atlântico, os tufões atuam no oeste do Oceano Pacífico, simples assim. Logo, não atinge nosso pais, muito menos Maringá. 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Delegado que investigava acidente com Porsche em SP é transferido e deixa o caso


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…


O delegado Nelson Alves, que estava à frente das investigações sobre o acidente com o Porsche que matou o motorista…