Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

5 passos rumo ao ‘amor-próprio’


Por Danielle Bianchi Publicado 31/07/2018 às 12h00 Atualizado 17/02/2023 às 20h36
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Muito tem se falado sobre autoconhecimento hoje em dia. A verdade é que as pessoas estão se interessando mais em olhar para dentro de si. Muitas vezes é um desafio fazer essa viagem interna.

Podemos encontrar muitos aspectos positivos, mas como seres humanos, também temos algumas características das quais não nos orgulhamos tanto assim.

Começamos a despertar para esse momento que estamos vivendo hoje, onde a nossa consciência nos leva a perceber que qualquer mudança que seja que você deseja ter na vida, precisa começar dentro de você.

Eu, como Master Coach, Jornalista, comunicadora, amante da vida, fiz terapia desde os 12 anos, mas foi há dois anos, com 24 anos, que eu entrei de cabeça nessa caminhada do autoconhecimento. Durante esse período eu percebi que existe um termo que é uma das principais chaves para se ter uma vida mais saudável e feliz: amor-próprio.

O nome é autoexplicativo, mas eu gosto de dizer que ele funciona como o nosso sistema imunológico. Cria uma barreira protetora na nossa vida, e quando fortalecida, não tem nada e nem ninguém que consiga te adoecer. É fácil? Não. É um desafio diário. É um processo. Não tem bula e nem receita pronta. Mas, por experiência própria, eu te digo: vale a pena todo o esforço.

Eu separei 5 passos que eu considero os principais para que você embarque nessa jornada linda de se amar. Vamos juntos?

1- Comunicação

Como você se comunica com você mesmo? Quais são os pensamentos que dominam a sua mente? Qual a qualidade das palavras que saem da sua boca quando se trata de você?

Se por acaso você já se pegou pensando ou verbalizando coisas do tipo? “Eu não sirvo para nada”, “não faço nada direito”, “eu sou muito feio”, “sou um imprestável”, “seu burro”. Cuidado! Você teria coragem de dizer todas essas coisas para um amigo querido? Para os seus pais? Para os seus irmãos? Então me porque falar assim com você? Você é a pessoa mais importante da sua vida sabia disso?

Preste mais atenção nos seus pensamentos e nas suas palavras. Quando perceber que está agindo dessa maneira, pare, respire fundo e lembre-se: a maneira como você se trata determina como as outras pessoas irão agir com você.

2- Valorize as suas características positivas

Quando tudo está dando errado na nossa vida, temos a tendência de olhar apenas os aspectos negativos. Mas, apesar de termos sim muitos defeitos, também somos cheios de qualidades. Pare e pense: alguém já te elogiou por algo que você faz bem? Comece a se apegar a esses comentários. Para isso faça uma lista com 10 características positivas suas começando sempre por: Eu sou… E cole em algum lugar que fique visível diariamente. Isso vai te ajudar a treinar a sua mente para olhar para você com mais amor.

3- Tenha um tempo só seu

Com a correria do dia a dia acabamos nos deixando em segundo plano. Mas, é importante que você tenha diariamente alguns minutos só para você. Fique nem que for por 10 minutos sozinho fazendo algo que te dê prazer. Pode ser ouvir uma música, ler um livro, tomar um banho quente. Você merece estar na sua própria companhia e gostar desse momento.

4- Aprenda a dizer NÃO

Quando você aprende o poder dessa palavra a sua vida se transforma. Quando a gente está com a autoestima muito baixa, quando não nos amamos, temos a tendência de dizer sim para tudo e para todos. Muitas vezes, para coisas que não queremos, que não nos deixa confortável e que nos anula. Saber dizer não é libertador. Imponha limites e tenha o controle da sua vida.

5- Cuidado com as comparações

Nós somos seres únicos. Ninguém, absolutamente ninguém é igual a você! E acredite, existe algo que só você sabe fazer desse jeito. O encantamento da vida é justamente esse. Somos seres distintos.

Imagina que chato seria sair na rua e todo mundo ter o mesmo corpo, o mesmo rosto, a mesma personalidade? É importante que você tenha vontade de ser uma pessoa melhor, mas isso sem se comparar com outras pessoas. Hoje em dia com as redes sociais, estamos esquecendo que cada um tem uma história de vida, uma rotina e que a maioria das coisas que vemos na internet passou por edição.

Então cuidado! Coloque a sua atenção em ser uma pessoa melhor para você.

Quando a gente começa a se amar mais, se respeitar, se aceitar, se acolher e se perdoar, a vida fica mais leve, fica mais bonita. Experimente se colocar em primeiro lugar e veja as maravilhas que podem acontecer na sua vida. Você é único e perfeito assim, como é. Com todos os seus defeitos e suas qualidades.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…