Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

5 dicas para superar a insegurança


Por Danielle Bianchi Publicado 17/08/2018 às 12h00 Atualizado 17/02/2023 às 23h17
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Caminhar pela vida carregado de insegurança emocional pode se tornar um grande peso. Duvidar de tudo e de todos é uma das principais características dos inseguros. E isso, muitas vezes, impede essas pessoas de conquistarem uma vida pessoal e profissional bem-sucedida.

Sentir medo faz parte e é um dos nossos mecanismos de defesas. Mas, quando esse sentimento toma conta de atividades mais corriqueiras como se relacionar com as pessoas, viver passa a ser um desafio diário.

São diversos os motivos que levam uma pessoa a se sentir insegura. Pode ser a falta de proteção na infância, baixa autoestima, após alguma situação traumática, ou até mesmo a superproteção. O fato é que a insegurança é uma grande inimiga do desenvolvimento humano. Existem algumas maneiras de começar a lidar melhor com esse sentimento para dar início à construção de uma vida com mais segurança e autoconfiança.

1- Pratique a objetividade

Se você começar a sentir que não consegue fazer algo, veja o cenário de fora. O que você diria a alguém que está nervoso para uma entrevista de emprego? Que conselhos você daria a alguém que vai a algum lugar sozinho e não conhece ninguém? Pense nas possibilidades do que você diria para um amigo, por exemplo. Se manter isso em mente, você verá um mundo de possibilidades do que pode fazer diante das situações de insegurança.

2- Escreva os seus medos

Escreva em um caderno todos os seus medos. Tudo o que te impede de realizar determinada tarefa. Feito isso, comece a se questionar: o que é de fato é real e o que é apenas um pensamento negativo? Quando você toma consciência e coloca para fora esses sentimentos fica mais fácil identificar uma solução.

3- Lembre-se das situações de sucesso

Quando estiver muito inseguro pare por alguns minutos, respire fundo e traga na sua memória momentos onde você obteve sucesso na vida. Pode ser o dia da sua formatura, a entrega de um trabalho, um momento de conquista. Quando você alimenta a mente com lembranças e pensamentos positivos, você abre um leque de possibilidades e sentimentos bons. Assim, será menos desafiador tomar uma decisão perante uma situação de insegurança.

4- Converse com você de maneira positiva

Pessoas muito inseguras tem a tendência de alimentar o seu diálogo interno de maneira muito negativa. Preste atenção no que você fala para si mesmo. Se você já se pegou pensando coisas do tipo: “eu sou inútil”, “não faço nada direito”, “vai dar tudo errado”, pare! Você falaria assim com quem você ama? Um amigo ou alguém da sua família? Então porque falar assim com você? Tenha um mantra positivo para quando a voz interna começar a falar coisas ruins. Pode ser algo como “eu sou capaz e faço tudo com muito amor e dedicação”.

5- Pare de se comparar

Uma das características que mais gera insegurança é a comparação. Nós somos seres únicos, se comparar com outras pessoas ou situações pode destruir ainda mais a sua autoconfiança. Foque no que você pode ser melhor dentro da sua realidade. Se comparar com alguém das redes sociais ou da televisão só vai trazer mais desgaste para a sua vida. Aquilo que vemos no mundo virtual, na maioria das vezes não existe!

Quando parecer impossível colocar em prática essas dicas, apenas pare por alguns minutos, respire fundo, faça algo que você goste, escute uma música, medite, mantenha a calma. Esse é um processo que leva tempo e requer paciência. Tenha calma, amor e respeito com você. E, lembre-se que você tem qualidades incríveis e sabe fazer algo único que ninguém faz como você.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Como Minas descobriu plano de executar policial penal e prendeu 116 suspeitos de integrar o PCC


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Organizado (Gaeco) de Uberlândia, em Minas Gerais, cumpriu 116 mandados de prisão…


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Organizado (Gaeco) de Uberlândia, em Minas Gerais, cumpriu 116 mandados de prisão…

Geral

Como surgiu o cupuaçu? Estudo da USP revela efeito da domesticação pelos indígenas da Amazônia


Indígenas da Amazônia iniciaram a domesticação da planta cupuaçu (Theobroma grandiflorum) ocorreu muito antes do estimado, entre 8 mil e…


Indígenas da Amazônia iniciaram a domesticação da planta cupuaçu (Theobroma grandiflorum) ocorreu muito antes do estimado, entre 8 mil e…