Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

19 de abril de 2024

Palestrante questiona imagens sobre queimadas na Amazônia


Por Sérgio Mendes/CBN Agro - Especial EUA Publicado 30/08/2019 às 13h30 Atualizado 24/02/2023 às 02h54
 Tempo de leitura estimado: 00:00

N última visita técnica da nossa viagem pelos EUA, fomos à Universidade de Illinois, no estado do mesmo nome, na cidade de Champaign, meio oeste americano, para uma palestra sobre riscos climáticos com o cientista climatológico, Dr. Eric Snodgrass.

Dr. Éric falou, entre outros assuntos, que aqui nos EUA, todos os jornais e TVs divulgam, quase que diariamente, imagens de satélites mostrando as queimadas da Amazônia, mas ele coloca em dúvida a veracidade dessas imagens porque os locais onde aparecem as queimadas no mapa são, em sua maioria, em locais onde existem pastagens secas e também em áreas abertas que, devido à falta de umidade, pegam fogo com facilidade.

Pelos registros de satélites que eles têm aqui na Universidade, não há fogo tão propagandeado pela mídia americana e mundial na floresta amazônica, nada que não seja o que acontece de diferente em tempos secos, quentes e sem chuvas, como em tantos outros anos.

Depois da palestra sobre riscos climáticos, uma visita ao Campus da Universidade onde visitamos uma parcela de milho que desde 1876 tem sua plantação contínua no mesmo local, uma experiência que comprova, que no decorrer de mais de um século sistemas agrícolas conduzidos de forma sustentável podem estender a capacidade produtiva dos solos.

O experimento contempla a mais antiga parcela de milho continua do mundo.

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

ONGs processam Colégio Porto Seguro por separar aluno bolsista de pagante


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…


As entidades Educafro, a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced) e a Ponteduca acusam…

Geral

Justiça Federal suspende norma do CFM que probia procedimento para aborto legal


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…


A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu nesta quinta-feira, 18, por meio de liminar, uma resolução do Conselho…