Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar nosso portal, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

23 de abril de 2024

Um ‘MINI gigante’ que é um ‘foguete’


Por Carlos Rubens / Carros & Etc. Publicado 14/11/2019 às 20h35 Atualizado 25/02/2023 às 00h41
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Com o sistema Confort Acess, o motorista consegue controlar a abertura e o fechamento das portas sem utilizar a chave. Quando abrimos a porta do motorista, esse MINI “foguete” projeta o logotipo MINI no solo, criando aquela sensação de estar convidando você a entrar e aproveitar tudo que tem para oferecer.

Os bancos dianteiros esportivos têm ajuste de altura nos assentos e são revestidos em couro alcântara na cor preto carbono. Sem perder o conforto, eles dão a firmeza e segurança ao corpo do motorista até mesmo em curvas acentuadas.

Aliado a esses bancos, está um volante revestido em couro com botões multifuncionais e paddle shifts, um revestimento de couro, e uma empunhadura perfeita que facilita a firmeza na “pegada” ao dirigir.

Temos ainda assentos traseiros para acomodar até 3 adultos, estando também esse banco traseiro preparado para aumentar a capacidade do porta-malas com o rebatimento individual dos encostos. Existe a possibilidade, ainda, de deslizar até 13 centímetros para trás esse banco traseiro.

No artigo anterior, eu trouxe detalhes de um gigante (leia aqui a publicação sobre a Dodge RAM 2500). Já agora, apresento um MINI gigante. Trata-se de um pequeno “foguete” que vai provocar acelerações intensas nos corações de seus proprietários.

É que chegou o Mini John Cooper Works Countryman ALL4. E aliás, chegou com acompanhado de uma “cavalaria” digna de carros muito maiores. São 306 cv de muita “adrenalina” e pura emoção, já à venda nas concessionárias por um preço inicial de R$ 239.990,00.

DESIGN

INTERIOR

No MINI John Cooper Works Countryman ALL4 encontra-se um exclusivo interior que segue o design externo. Há uma agradável combinação de tecnologia, conectividade e esportividade.

Mesmo tendo uma esportividade muito acentuada, a marca mantém o interior com um conforto bem destacado para o motorista e passageiros. Isso porque o espaço interno cresceu em comparação com a geração anterior, combinando com diversos lugares para objetos e criando, assim, um MINI funcional e mais versátil.

No para-choque dianteiro são marcantes as amplas entradas de ar. E para completar o visual frontal, temos as faixas no capô que são marcantes, mostrando sem deixar nenhuma dúvida, que ali está um membro da família MINI.

Na parte traseira, destaque para um conjunto óptico colocado verticalmente, mais lanterna de neblina, spoiler traseiro, barras no teto e um escapamento com ponteiras duplas, criando um visual marcante e inesquecível.

O fabricante britânico tem nesse modelo o maior e mais versátil MINI. Ele vem com um visual combinando linhas harmoniosas e esportivas e mostrando um interior amplo que chega a surpreender, mas, mesmo assim, mantendo o que se espera dele: as proporções típicas da família MINI.

Uma destacada grade frontal com um formato trapezoidal em colmeia e emoldurada em vermelho já começa dando mais esportividade ao modelo. E é para reforçar ainda mais essa esportividade, que encontramos os faróis com linhas arredondadas e levemente assimétricos fixando as características já tradicionais da marca.

No artigo anterior, eu trouxe detalhes de um gigante (leia aqui a publicação sobre a Dodge RAM 2500). Já agora, apresento um MINI gigante. Trata-se de um pequeno “foguete” que vai provocar acelerações intensas nos corações de seus proprietários.

É que chegou o Mini John Cooper Works Countryman ALL4. E aliás, chegou com acompanhado de uma “cavalaria” digna de carros muito maiores. São 306 cv de muita “adrenalina” e pura emoção, já à venda nas concessionárias por um preço inicial de R$ 239.990,00.

DESIGN

Completando o requinte do MINI, chama atenção um sistema de luzes internas que surpreende. Há uma iluminação diferenciada que dispõe de uma variedade de cores a serem escolhidas pelo motorista e que irá aparecer no painel, em detalhes da porta e outros pontos diversos.

Logicamente que não passa despercebido o sistema de navegação e entretenimentos que é visualizado em uma tela multimídia circular com touch screen com 8,8 polegadas e que pode ser controlado pelo MINI Controller.

Faz parte ainda de uma variada gama de inovações, a interação com o Mini Connected e Interface com os smartphones através do Mini Connected App e ainda o Apple Car Play.

PERFOMANCE

O fabricante britânico tem nesse modelo o maior e mais versátil MINI. Ele vem com um visual combinando linhas harmoniosas e esportivas e mostrando um interior amplo que chega a surpreender, mas, mesmo assim, mantendo o que se espera dele: as proporções típicas da família MINI.

Uma destacada grade frontal com um formato trapezoidal em colmeia e emoldurada em vermelho já começa dando mais esportividade ao modelo. E é para reforçar ainda mais essa esportividade, que encontramos os faróis com linhas arredondadas e levemente assimétricos fixando as características já tradicionais da marca.

No para-choque dianteiro são marcantes as amplas entradas de ar. E para completar o visual frontal, temos as faixas no capô que são marcantes, mostrando sem deixar nenhuma dúvida, que ali está um membro da família MINI.

Na parte traseira, destaque para um conjunto óptico colocado verticalmente, mais lanterna de neblina, spoiler traseiro, barras no teto e um escapamento com ponteiras duplas, criando um visual destacado e inesquecível.

INTERIOR

No MINI John Cooper Works Countryman ALL4 encontra-se um exclusivo interior que segue o design externo. Há uma agradável combinação de tecnologia, conectividade e esportividade.

Mesmo tendo uma esportividade muito acentuada, a marca mantém o interior com um conforto bem destacado para o motorista e passageiros. Isso porque o espaço interno cresceu em comparação com a geração anterior, combinando com diversos lugares para objetos e criando, assim, um MINI funcional e mais versátil.

Com o sistema Confort Acess, o motorista consegue controlar a abertura e o fechamento das portas sem utilizar a chave. Quando abrimos a porta do motorista, esse MINI “foguete” projeta o logotipo MINI no solo, criando aquela sensação de estar convidando você a entrar e aproveitar tudo que tem para oferecer.

Os bancos dianteiros esportivos têm ajuste de altura nos assentos e são revestidos em couro alcântara na cor preto carbono. Sem perder o conforto, eles dão a firmeza e segurança ao corpo do motorista até mesmo em curvas acentuadas.

Aliado a esses bancos, está um volante revestido em couro com botões multifuncionais e paddle shifts, um revestimento de couro, e uma empunhadura perfeita que facilita a firmeza na “pegada” ao dirigir.

Temos ainda assentos traseiros para acomodar até 3 adultos, estando também esse banco traseiro preparado para aumentar a capacidade do porta-malas com o rebatimento individual dos encostos. Existe a possibilidade, ainda, de deslizar até 13 centímetros para trás esse banco traseiro.

Completando o requinte do MINI, chama atenção um sistema de luzes internas que surpreende. Há uma iluminação diferenciada que dispõe de uma variedade de cores a serem escolhidas pelo motorista e que irá aparecer no painel, em detalhes da porta e outros pontos diversos.

Logicamente que não passa despercebido o sistema de navegação e entretenimentos que é visualizado em uma tela multimídia circular com touch screen com 8,8 polegadas e que pode ser controlado pelo MINI Controller.

Faz parte ainda de uma variada gama de inovações, a interação com o Mini Connected e Interface com os smartphones através do Mini Connected App e ainda o Apple Car Play.

PERFOMANCE

Nesse MINI John Cooper Works Countryman ALL4 encontramos um desempenho arrebatador. Essa situação é provocada pelo novo motor de 2.0 litros Twin Power Turbo com 4 cilindros e 306 cavalos entre 5000 rpm e 6250 rpm com 450 Nm de torque já disponível em baixas rotações, entre 1750 rpm e 4500 rpm.

Isso tudo administrado por uma transmissão automática (Steptronic) esportiva que tem 8 marchas e que dispõe do sistema Launch Control, com um sistema de tração integral.

Esse sistema de tração permite a distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro, fazendo uma melhor distribuição do torque de acordo com a necessidade. Na prática, a dirigibilidade e a estabilidade se tornam muito mais seguras, facilitando (e muito) a vida do motorista mesmo em pisos menos aderentes.

Esse Crossover (sim! Ele é assim classificado) com esse conjunto de motor, câmbio e tração moderno e singular acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos, chegando a 250 km/h de velocidade máxima.

Tal desempenho é auxiliado pelo novo sistema de tração nas quatro rodas ALL4, que ficou muito mais eficiente e divertido, gerando uma agilidade e precisão nas mais variadas condições de direção. Esse sistema é uma combinação de um diferencial dianteiro mecânico (torsen), um eixo de transmissão direcionado ao eixo traseiro, mais uma embreagem controlada eletronicamente, que quando necessário consegue jogar uma dose exata de força e tração para o conjunto de rodas traseiras fazendo com que a “pegada” seja diferente.

No controle de estabilidade (DSC), um controle eletrônico do sistema detecta a necessidade de uma melhor distribuição de força. Dessa forma, a tração ALL4 cria condições de ter uma tração e estabilidade otimizada mesmo em condições adversas e em superfícies de pouca aderência.

CORES EXTERNAS e DIMENSÕES

Essa nova linha do MINI oferece as seguintes opções de cores externas: Cinza Moonwalk, Branco Light, Vermelho Chili, Preto Midnight, Preto Enigmatic, Verde Rebel, Cinza Melting, Cinza Thunder e Azul Island.

Com essas nove cores temos a possibilidade ainda de combinar duas cores no teto (preto ou vermelho) dando o toque final de modernidade e esportividade.

As dimensões desse MINI são as seguintes: comprimento com 4.299 mm, largura de 1.822 mm, altura de 1.557 mm e um entre eixos com 2.670 mm. O porta-malas tem capacidade de 450 litros e um peso líquido de 1.600 kg.

CONCLUSÃO

Mesmo tendo um tamanho externo reduzido, esse MINI John Cooper Works Countryman ALL4 irá marcar presença nos ambientes onde circular.

Tendo tecnologia atualizadíssima, ele cria uma combinação muito interessante de mobilidade e versatilidade. Esse modelo de MINI é um crossover com performance de muitos esportivos. Portanto, podemos classificá-lo como um crossover esportivo.

Sendo assim, quando virem essa máquina nas ruas e estradas, não se deixem enganar: o veículo é MINI só no nome, porque no desempenho ele é grande e com certeza faz a adrenalina ir além da velocidade máxima do carro.

E como sempre, nada melhor do que ir até uma concessionária MINI para conhecer de perto esse “foguete” da MINI e já começar a sentir o coração bater mais rápido.

QUEM É O COLUNISTA: Carlos Rubens Covelo Silva é um profissional com mais de 25 anos de atuação no mercado automotivo em diversas marcas do setor de distribuição de veículos. É também especializado em gestão de concessionárias de automóveis importados, nacionais e inteligência de mercado. Entre em contato com Carlos Rubens pelo email: carlosrubensgmconline@gmail.com 

Pauta do Leitor

Aconteceu algo e quer compartilhar?
Envie para nós!

WhatsApp da Redação
Geral

Alta concentração do vírus da gripe aviária é detectada em leite cru nos EUA


O vírus da gripe aviária H5N1 foi detectado em leite cru de animais infectados em altas concentrações, disse, na sexta-feira,…


O vírus da gripe aviária H5N1 foi detectado em leite cru de animais infectados em altas concentrações, disse, na sexta-feira,…